Coronavírus. Ministra da Saúde confirma mais casos em Portugal

A ministra da Saúde, Marta Temido, confirmou esta manhã no Parlamento que já há mais pessoas infetadas com coronavírus em Portugal. Número pode estar nos 48.

Coronavírus. Ministra da Saúde confirma mais casos em Portugal

A ministra da Saúde, Marta Temido, confirmou esta manhã no Parlamento que já há mais pessoas infetadas com coronavírus em Portugal, embora não tenha especificado o número. Os 41 casos podem ter subido para 48, com o último caso registado em Ovar.

No entanto, sabe-se que há sete novos casos de coronavírus na Região Norte que não estavam esta terça-feira, 10 de março, ainda incluídos nas contas oficiais. Os doentes, à excepção de uma rapariga, estão internados no Hospital de S. João, no Porto. A notícia é avançada pelo JN, que adianta que uma jovem de 17 anos – que se deslocou duas vezes às urgências antes de ser hospitalizada – foi transferida para o Hospital de S. Sebastião, em Santa Maria da Feira,  por não ter relação com outros focos de infeção. Ou seja, a estudante não viajou para zonas de risco, mas terá contactado com colegas que vieram de Itália pela altura do Carnaval. Contudo, esses jovens ainda não manifestaram sintomas.

Marta Temido referiu ainda que confirmação de que parte deles sejam profissionais de Saúde (uma questão levantada durante esta audição parlamentar).

Ministra da Saúde reforça linha SNS24 e Linha de Apoio ao Médico

Numa altura em a lista de infetados em Portugal com o coronavírus continua a aumentar, Marta Temido garantiu esta manhã, no Parlamento, que ainda esta semana as linhas SNS 24 e de Apoio ao Médico vão ser reforçadas com 81 enfermeiros no atendimento. «Estamos também a apelar a que quem precisa da linha de saúde 24 apenas para informações que não são de saúde as coloque por email» afirmou a ministra da Saúde na audição desta quarta-feira, 11 de março.

LEIA DEPOIS
Coronavírus. Mais de mil médicos responderam ao apelo da Ordem para reforçar SNS

«Temos em vista a abertura de um call center noutro ponto do país»

No Parlamento, Marta Temido referiu também que vão reunir esta sexta-feira com a Ordem dos Psicólogos de forma a equacionar o apoio psicológico na linha de Saúde 24. «Temos em vista a abertura de um call center noutro ponto do país, uma maior informatização do atendimento e introduzir também a possibilidade do atendimento por enfermeiros ser feito noutras zonas do país e não só em call centers”, explicou a ministra.

Além do alargamento do número de hospitais para receber doentes, Marta Temido referiu estar pronta «a capacidade de recolha de material biológico em casa», estando em estudo a hospitalização domiciliária nos casos de doença ligeira.

Texto: Carla S. Rodrigues

LEIA MAIS
Coronavírus. Seis novos casos no norte do País fora do balanço oficial
Almada. Socorro a italiano encontrado morto feito com máscaras de proteção

Impala Instagram


RELACIONADOS