Zoo de Lisboa comemora nascimento de cria de Órix [vídeo]

O zoo de Lisboa convida todos os amantes do mundo animal e da natureza a visitarem o mais recente habitante: uma fêmea de Órix-de-cimitarra.

O zoo de Lisboa comemora o nascimento de uma cria de Órix-de-cimitarra, espécie extinta na Natureza há mais de 20 anos. A cria, agora com cerca de 20kg e que pode chegar aos 200kg na fase adulta, possui pequenos cornos que podem atingir 1.20m de comprimento, fazendo lembrar uma cimitarra – espada tradicional de alguns povos do Médio Oriente, como árabes, turcos e persas, utilizada pelos antigos guerreiros muçulmanos. A cria integra agora uma família constituída por dois machos e três fêmeas e promete cativar e deslumbrar os visitantes com os seus primeiros passos na aprendizagem de vivência em grupo.

LEIA MAIS: 10 aldeias portuguesas que tem mesmo de conhecer

Cada fêmea desta espécie pode dar vida a apenas uma cria por ano, que é amamentada até aos 4 meses, altura em que se torna praticamente independente da progenitora. É ruminante, alimentando-se, maioritariamente, de herbáceas e pode passar longos períodos sem beber água.

Papel do zoo de Lisboa é crucial para a conservação e preservação desta espécie extinta na Natureza

«O nascimento de mais um exemplar desta espécie representa um momento muito especial para o zoo»

Segundo o Eng.º José Dias Ferreira, Curador de Mamíferos do Jardim Zoológico, «o nascimento de mais um exemplar desta espécie representa um momento muito especial para o zoo, uma vez que estes animais travam uma grande batalha contra a sua extinção». «A caça, a seca e a desertificação das zonas áridas e desertas do Norte de África contribuem em larga medida para este facto. É um orgulho podermos cooperar na sua reprodução e conservação.»

Atualmente, a espécie vive em jardins zoológicos ou áreas protegidas vedadas, nomeadamente na Tunísia, no Senegal e em Marrocos, sob cuidados humanos e sob programas de reintrodução a longo prazo. Está também incluída no apêndice I da CITES (Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécies da Fauna e da Flora Selvagem Ameaçadas de Extinção). Neste apêndice, constam as espécies em que o tráfico ilegal representa uma das principais ameaças, podendo levar a estatutos de conservação mais graves.

LEIA MAIS: Estádio mais bonito da Europa é português

O papel do zoo de Lisboa é crucial para a conservação e preservação desta espécie que se encontra classificada como Extinta na natureza, segundo a UICN (União Internacional para a Conservação da Natureza). Para além de alojar seis Órix-de-cimitarra, participa no Programa Europeu de Reprodução da espécie (EEP) e apoia financeiramente projetos de reintrodução em parques naturais do Norte de África, através do seu Fundo de Conservação.

Diariamente, o Jardim Zoológico trabalha no sentido de proporcionar as condições ideais para garantir o bem-estar dos seus animais e a reprodução das espécies. O objetivo a longo prazo é permitir a reintrodução nos seus habitats naturais. A morada mais selvagem de Lisboa está à sua espera e a pequena Órix-de-cimitarra também.

Além do zoo de Lisboa, só Tunísia, Senegal e Marrocos possuem esta espécie

LEIA MAIS: Mulher maltrata cão no Metro e passageiro impede mais agressões [vídeo]

Impala Instagram


RELACIONADOS