10 aldeias portuguesas que tem mesmo de conhecer

Portugal é cada vez mais um país visitado por milhares de estrangeiros. Muitas das belezas estão fora dos centros urbanos e pelo país existem fantásticas aldeias repletas de beleza.

Conheça algumas das aldeias mais bonitas de Portugal.

TOP 10 das aldeias que tem mesmo de conhecer

10. Pia do Urso, Distrito de Leiria

O Ecoparque Sensorial da Pia do Urso é um ecoparque localizado no lugar da Pia do Urso, freguesia de São Mamede, concelho da Batalha, distrito de Leiria

9. Soajo, Distrito de Viana do Castelo

É o  mais alto ponto do distrito de Viana do Castelo . Um violento incêndio em agosto de 2010 queimou grande parte da Serra do Soajo.

8. Piódão, Distrito de Coimbra

Piódão é uma freguesia portuguesa do concelho de Arganil, com 36,57 km² de área e 178 habitantes. A sua densidade populacional é de 6,1 hab/km²

7. Monsanto, Distrito de Castelo Branco

Monsanto foi uma freguesia portuguesa do concelho de Idanha-a-Nova, na província da Beira Baixa, região do Centro e sub-região da Beira Interior Sul, com 131,95 km² de área e 829 habitantes. Densidade: 6,3 hab/km²

6. Sortelha, Distrito da Guarda

Sortelha é uma freguesia portuguesa do concelho do Sabugal, com 25,27 km² de área e 444 habitantes. A sua densidade populacional é de 17,6 hab/km². Foi vila e sede de concelho entre 1288 e 1855.

TOP 5 das mais bonitas aldeias

5. Talasnal, Distrito de Coimbra

O Talasnal é uma aldeia serrana da Serra da Lousã, situada no concelho da Lousã, freguesia da Lousã e Vilarinho.

4. Aldeia da Pena, Distrito de Viseu

Aninhada no fundo do vale, a aldeia confunde-se com a Natureza que a envolve num cenário de sonho. Junto a uma ribeira de água cristalina, à entrada da aldeia, fica a Adega Típica Pena, também ela toda de xisto, de resto, aliás, como toda a povoação. Até o tampo das mesas é de xisto.

3. Idanha-a-Velha, Distrito de Castelo Branco

Idanha-a-Velha é uma povoação do concelho de Idanha-a-Nova, na província da Beira Baixa, região do Centro e sub-região da Beira Interior Sul, em Portugal, com 20,78 km² de área e 63 habitantes. A sua densidade populacional é de 3 hab/km².

2. Aldeia da Mata Pequena, Distrito de Lisboa

A Aldeia da Mata Pequena é um pequeno povoado rural, composto por uma dezena de habitações, situado a escassos 30 minutos da cidade de Lisboa.

1. Pitões das Júnias, Distrito de Vila Real

Pitões das Júnias é uma freguesia portuguesa do concelho de Montalegre, com 36,89 km² de área e 161 habitantes. A sua densidade populacional é 4,4 hab/km².

LEIA MAIS: Estádio mais bonito da Europa é português

Impala Instagram


RELACIONADOS