Suicídio mata mais no mundo do que cancro da mama

Uma pessoa suicida-se no mundo a cada 40 segundos, com o suicídio a ser responsável por cerca de 800 mil mortes a cada ano, mais do que o cancro da mama, a malária, a guerra ou os homicídios.

Suicídio mata mais no mundo do que cancro da mama

Uma pessoa suicida-se no mundo a cada 40 segundos, com o suicídio a ser responsável por cerca de 800 mil mortes a cada ano, mais do que o cancro da mama, a malária, a guerra ou os homicídios. Os dados são revelados num relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre o suicídio, que é descrito como um “importante problema de saúde pública global, que afeta todas as idades, sexos e regiões do mundo”.

LEIA DEPOIS: Troféus Impala de Televisão 2019: Saiba quem são vencedores da grande noite da televisão portuguesa

Na faixa etária entre os 15 e os 29 anos, surge como a segunda causa que mais mata, depois dos acidentes rodoviários. Quando analisada a faixa de jovens até aos 19 anos, passa a surgir em terceiro lugar nas causas de morte, após os acidentes de viação e apenas ligeiramente abaixo das mortes causadas por violência interpessoal.

Suicídio apresenta uma taxa maior nos homens

Em todas as idades, o suicídio apresenta uma taxa maior no sexo masculino do que no feminino, com uma média nos homens 1,8 vezes maior do que no sexo feminino.

relatório da OMS mostra que entre 2010 e 2016 a taxa de suicídio decresceu globalmente quase 10%, mas salienta que esse declínio não ocorreu em todos os países do mundo.

OMS recomenda um reforço das medidas que evitem os suicídios, recordando que são mortes evitáveis. Dá o exemplo de medidas como a restrição no acesso a meios que possibilitem o suicídio, a formação de jovens para os dotar de ferramentas para a vida, a identificação precoce do risco e a interação com os media para uma comunicação responsável sobre suicídio.

LEIA MAIS

Bebé Matilde está mais «mexida, mas também mais refilona»

Previsão do tempo para terça-feira, 10 de setembro

Impala Instagram


RELACIONADOS