Professores dizem que 20 mil vagas são insuficientes para necessidades das escolas

As federações nacionais da Educação (FNE) e dos professores (Fenprof) afirmaram hoje que as 20 mil vagas anunciadas para fixar os docentes nas escolas são insuficientes para satisfazer as necessidades.

Professores dizem que 20 mil vagas são insuficientes para necessidades das escolas

Na terça-feira, foi publicada em Diário da República a portaria que determina a abertura de 20.853 vagas em quadros de escola, para que professores vinculados nos quadros de zona pedagógica (QZP) possam aproximar-se de casa e fixarem-se numa escola específica.

O diploma determina ainda a abertura de 7.077 vagas para a vinculação aos quadros do Ministério da Educação de docentes contratados.

As duas principais estruturas representativas dos professores consideraram hoje que os lugares disponibilizados para os concursos interno e externo deste ano são insuficientes e não respondem às necessidades dos estabelecimentos de ensino.

“Representando estes números um avanço quando comparados com anos anteriores, a FNE considera que não são os suficientes para responder às reais necessidades das escolas”, escreve a federação em comunicado.

Preocupada com a persistente falta de professores, a FNE sublinha que os alunos ainda estão a recuperar do impacto da pandemia da covid-19 nas aprendizagens, exigindo por isso mais profissionais.

Por outro lado, referem ainda o aumento do número de estudantes estrangeiros, a redução do número máximo de alunos por turma e o desdobramento de turmas em aulas de caráter prático e experimental.

Também a Fenprof sublinhou a insuficiência das vagas disponibilizadas e acrescenta que “a abertura de vagas, só por si, não resolverá o grave problema da falta de professores”.

“Tudo indica que as vagas divulgadas ainda não correspondem às necessidades reais das escolas e dos agrupamentos”, refere e organização sindical.

 

MCA // CMP

By Impala News / Lusa

Impala Instagram


RELACIONADOS