Pneumonia viral fora de controlo. Número de mortos dispara

A epidemia do coronavírus, que provoca pneumonias, tem sintomas semelhantes à pneumonia atípica, ou Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS).

Pneumonia viral fora de controlo. Número de mortos dispara

Pelo menos seis pessoas morreram na sequência do surto de pneumonia viral, transmissível entre humanos. A Organização Mundial de Saúde vai avaliar se se trata, ou não, de um caso de emergência pública.

LEIA DEPOIS
Meteorologia: Ligeira subida da temperatura e continuação de vento forte

As autoridades confirmaram que o número de mortes resultado do coronavírus, a pneumonia viral que teve início no centro da China, subiu para seis e que os casos confirmados subiram para 300. A Comissão Nacional de Saúde da China atualizaou o número de infetados confirmados, enquanto 922 pacientes estão sob observação, numa altura em que há milhões de chineses a viajar por ocasião do Ano Novo Lunar.

A epidemia do coronavírus, que provoca pneumonias, tem sintomas semelhantes à pneumonia atípica, ou Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS).

Coronavírus foi detetado em dezembro

O coronavírus foi detetado no passado mês de dezembro em Wuhan, cidade no centro da China, e tornou-se mais preocupante na passada segunda-feira depois de ter sido confirmado que é um vírus transmissível entre seres humanos. A OMS convocou para a próxima quarta-feira uma reunião de peritos para avaliar se o surto constituí ou não uma emergência pública internacional.

Entretanto, já esta semana, foram diagnosticados quatro casos entre viajantes chineses na Coreia do Sul, Japão e Tailândia, sendo que são todos oriundos da cidade de Wuhan.

Os casos de coronavírus estão a deixar a comunidade bastante receosa sobre a possibilidade da existência de uma nova epidemia, como foi o caso da pneumonia atípica ou da Síndrome Respiratória Aguda Grave, que entre os anos de 2002 e 2003 fez 650 mortes na China e em Hong Kong.

Texto: Joana Ferreira com Lusa

LEIA MAIS
Homem acusado de atropelar mortalmente irmã de Yannick Djaló conhece hoje acórdão

 

Impala Instagram


RELACIONADOS