Finalizada a perfuração de túnel vertical para resgatar Julen

A perfuração do túnel vertical que permitirá o resgate de Julen foi finalizada na noite desta segunda-feira, dia 21 de janeiro.

Finalizada a perfuração de túnel vertical para resgatar Julen

As autoridades iniciaram na noite desta segunda-feira, dia 21 de janeiro, a fase decisiva do resgate de Julen, o menino de dois anos que caiu, no passado domingo, dia 13 de janeiro, num poço em Málaga, Espanha. Os trabalhos para a criação de mais um poço vertical foram concluídos, segundo avança o jornal ‘Sur’.

LEIA MAIS: 2 mortos e 5 feridos em acidente com autocarro em Matosinhos

Segundo o site ‘El Español’, foram necessárias 54 horas e não as esperadas 15 horas.

Ao oitavo dia do resgate, as equipas ainda só tinham conseguido perfurar 52 dos 60 metros necessários do túnel. A dureza do terreno estava a dificultar os trabalhos.

O próximo passo será utilizar a cápsula, construída por ferreiros locais, para chegar até Julen.

As operações para o resgate de Julen

A cápsula de 300 quilos que vai levar os mineiros até Julen

A cápsula de 300 quilos que levará os mineiros até Julen foi pensada pelo Consórcio Provincial de Bombeiros de Málaga e executada em poucos dias por ferreiros locais. Segundo o ‘El País’, trata-se de uma espécie de elevador que deslizará pelo túnel com o auxílio de uma grua.

De acordo com a mesma publicação, os operacionais estiveram na manhã de domingo, dia 21 de janeiro, já com a grua e a cápsula no local, a preparar o terreno em torno da cavidade, para facilitar o trabalho dos mineiros.

A cápsula permitirá levar dois mineiros que irão construir uma galeria horizontal para ligar este túnel à câmara onde está Julen.

O diretor técnico do Consórcio Provincial de Bombeiros, Julián Moreno, explicou que a cápsula é feita de ferro e tem 1,05 metros por 2,5 metros de altura e pesa cerca de 300 quilos.

LEIA MAIS: Esta é a cápsula de 300 quilos que vai levar os mineiros até Julen

Texto: Redação WIN - Conteúdos Digitais

 

Impala Instagram


RELACIONADOS