Ministério dos Negócios Estrangeiros alvo de ataque informático

O ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE) foi alvo de um ataque informático e informação confidencial do Estado poderá ter sido comprometida.

Ministério dos Negócios Estrangeiros alvo de ataque informático

O ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE) foi alvo de um ataque informático e informação confidencial do Estado poderá ter sido comprometida, noticia esta quarta-feira a revista Sábado. Apesar de o gabinete de Augusto Santos Silva ter dito que não fazia “comentários públicos sobre cibersegurança”, vários diplomatas e funcionários ficaram sem serviço de e-mail na passada sexta-feira.

Rede do ministro não apresentou falha

De acordo com a CNN Portugal, a intrusão na rede informática do MNE foi detetada pelo Serviço de Informações de Segurança (SIS) e a Polícia Judiciária (PJ) já está a investigar se esse acesso comprometeu a Rede Informática do Governo (RING), uma vez que há o risco dessa infraestrutura ter sido indevidamente acedida. De acordo com o Observador, esta não é a única rede usada pelos serviços informáticos do MNE. A primeira é usada pelo próprio ministro (utilizando a designação mne.gov.pt) e não apresentou qualquer interrupção do seu funcionamento. É a rede que possui um maior nível de segurança e na qual normalmente circula informação classificada. Já a segunda (mne.pt) é aquela que é utilizada por toda a estrutura do ministério — desde diplomatas a departamento de assuntos jurídicos.

LEIA AINDA
Rede multibanco com falhas a nível nacional

Impala Instagram


RELACIONADOS