Ataque ucraniano a refinaria no sul da Rússia causa um morto

Várias regiões russas têm sido alvo de múltiplos ataques de drones ucranianos, tendo como alvo infraestruturas de energia, esta semana, numa altura em que a Rússia realiza eleições presidenciais

Ataque ucraniano a refinaria no sul da Rússia causa um morto

Moscovo, 17 mar 2024 (Lusa) — Um novo ataque de drones ucranianos causou esta madrugada um incêndio numa refinaria no sul da Rússia e um morto, disseram as autoridades militares da região de Krasnodar.

“O incêndio no complexo da refinaria de petróleo de Slavyansk está agora completamente extinto”, informou o quartel-general militar de Krasnodar.

“De acordo com informações preliminares, uma pessoa morreu no momento do ataque do drone, sendo a provável causa da morte um ataque cardíaco”, acrescentaram as autoridades, na plataforma de mensagens Telegram.

A refinaria Slavyansk-on-Kuban situa-se na região de Krasnodar, a leste do Mar de Azov.

Várias regiões russas, nomeadamente Belgorod e Kursk, ambas na fronteira com a Ucrânia, têm sido alvo de múltiplos ataques de drones ucranianos esta semana, tendo como alvo infraestruturas de energia.

No sábado, uma refinaria foi incendiada em Samara, a cerca de mil quilómetros da fronteira com a Ucrânia, após ataques de drones.

Uma refinaria de petróleo também foi alvo de um ataque com drones na quarta-feira em Ryazan, cerca de 200 quilómetros a sudeste da capital Moscovo, causando feridos.

Na terça-feira, outra refinaria foi alvo de um ataque na região de Nizhny Novgorod, a 800 quilómetros da fronteira com a Ucrânia, e deflagrou um incêndio num complexo de combustíveis na região de Orel, a cerca de 160 quilómetros da fronteira.

Numa entrevista divulgada na quarta-feira, o Presidente russo Vladimir Putin acusou a Ucrânia de lançar ataques em solo russo numa tentativa de interferir nas eleições presidenciais, cuja votação termina hoje.

“Tudo isto está a acontecer num contexto de falhas [ucranianas] na linha da frente”, concretizou.

“No entanto, o objetivo principal, não tenho dúvidas, se não conseguirem minar as eleições presidenciais na Rússia, é pelo menos tentar impedir de alguma forma os cidadãos de expressarem a sua vontade”, garantiu o líder russo.

A eleição deverá manter Putin no poder até 2030, ano em que completará 77 anos, com a possibilidade de um mandato adicional até 2036, graças a uma alteração constitucional feita em 2020 que permite ao líder eternizar-se no poder.

VQ (HB/CP/JH) // VQ

By Impala News / Lusa

Impala Instagram


RELACIONADOS