Médico do ‘bebé sem rosto’ suspeito de fraude milionária ao SNS

Artur Carvalho, responsável por não ter avisado os pais do ‘bebé sem rosto’ das malformações do feto, é suspeito de fraude ao Serviço Nacional de Saúde.

Médico do 'bebé sem rosto' suspeito de fraude milionária ao SNS

O médico obstetra Artur Carvalho, responsável por não ter avisado os pais do ‘bebé sem rosto‘ das malformações do feto, é suspeito em novo caso. Já depois de ter sido expulso da Ordem dos Médicos, é suspeito de fraude ao Serviço Nacional de Saúde. De acordo com o Correio da Manhã, realizava exames complementares de diagnóstico na Eco Sado, que não tinha qualquer convenção com o SNS. Posteriormente, o reembolso era feito através de uma outra clínica que tinha acordo com o SNS. A maioria das comparticipações situavam-se nos 80% e Artur Carvalho e os responsáveis da clínica dividiam o lucro.

Estado lesado em milhares de euros

A Polícia Judiciária realizou sete buscas domiciliárias e não domiciliárias, tanto na clínica Eco Sado, como na que tinha convenção com o SNS, nas residências dos seus proprietários e num escritório de contabilidade. Não houve constituição de arguidos. Os documentos apreendidos, ficheiros informáticos de natureza contabilística e bancária, requisições médicas e correio eletrónico foram encaminhados para o Ministério Público de Setúbal. Está por apurar o montante em que o Estado foi lesado – calcula-se que em vários milhares de euros já que foram feitos  centenas de exames – e há quanto tempo durava este esquema.

LEIA AINDA
Bebé sem rosto | Mães marcadas pelo mesmo médico exigem justiça [reportagem]

Impala Instagram


RELACIONADOS