Medicamento cura 100% dos doentes com cancros agressivos

Investigadores na área do cancro do cólon e do reto destacam o estudo como uma descoberta inovadora que poderá abrir caminho a novos tratamentos para outros tipos de cancro.

Medicamento cura 100% dos doentes com cancros agressivos

Um grupo de 18 pacientes, diagnosticados com cancro do cólon e/ou do reto ou colorretal, um dos tumores mais agressivos, teve resultados francamente positivos – e surpreendentes – após a toma de um medicamento que se encontra em fase de estudo: todos ficaram em remissão completa ou curados da doença. Os resultados da investigação foram publicados no New England Journal of Medicine. “Acho que é a primeira vez que isto acontece na história do cancro”, afirmou o principal autor do estudo, Luis A. Diaz Jr., do Memorial Sloan Kettering Cancer Center, citado pelo New York Times.

Também Alan P. Venook, especialista em cancro colorretal pela Universidade da Califórnia, em São Francisco, acredita ser a primeira vez que uma investigação resulta na cura total dos pacientes. “É inédito”, adiantou este especialista que não participou no estudo. “Houve muitas lágrimas de alegria”, disse Andrea Cercek, coautora do artigo e oncologista do Memorial Sloan Kettering Cancer Center.

Medicamento custa 10 mil euros por dose

Os doentes deste estudo, patrocinado pela farmacêutica GlaxoSmithKline, não foram submetidos a tratamentos convencionais – como quimioterapia ou radioterapia. Depois de seis meses a tomar, três vezes por semana, o dostarlimab, os cientistas não encontraram sinais de tumor nos exames de imagem médica, como endoscopia, ressonância magnética ou tomografia computarizada. Este medicamento, que custa cerca 10 mil euros por dose, torna as células tumorais detetáveis, permitindo ao sistema imunitário identificá-las, torná-las um alvo e destruí-las.

 

Vacina contra cancro da mama apresenta 100% de eficácia
No estudo publicado na Nature Communications, vacina contra o cancro da mama apresentou eficácia de 100%. Imunizante é baseado em biomaterial e combina quimioterapia e imunoterapia para tratar tumores agressivos. (… continue a ler aqui)

Impala Instagram


RELACIONADOS