Máscara pode deixar de ser obrigatória ao ar livre

O fim da obrigatoriedade de uso de máscara na rua pode estar para breve, defendem especialistas

Máscara pode deixar de ser obrigatória ao ar livre

António Costa veio dizer que “com a aceleração do processo de vacinação, podemos olhar para o final deste verão e encarar o final deste verão como podendo atingir esse momento importantíssimo para a confiança e para a libertação total da sociedade, que é a imunidade de grupo”. Contudo, não especificou em que moldes poderão decorrer esta libertação. Mas pode isso significar o fim do uso de máscara na rua? Vários especialistas ouvidos pelo JN afirmam que sim.

No dia 27 de julho decorrerá um reunião do Infarmed e só aí teremos mais mudanças nas regras que nos regem à semana. A pneumologista Raquel Duarte, que tem assessorado o Governo no combate à pandemia, admite ao JN o fim da obrigatoriedade do uso de máscara na via pública. “Não me parece totalmente errado, uma vez que o risco é menor se se cumprirem as medidas de distanciamento”. Mas em espaço fechados mantém-se a máscara, diz.

Ao mesmo jornal, o virologista Pedro Simas defende um “desconfinamento gradual em agosto” com o fim da obrigatoriedade, mantendo a recomendação do “uso de máscara na via pública, exceto em grandes eventos em que o distanciamento social”

No Reino Unido, por exemplo, assistimos àquilo a que se chamou O Dia da Liberdade. Com o número de casos a aumentar, o Governo britânico manteve a decisão de levantar as principais restrições. As máscaras deixaram de ser obrigatórias, e recomendadas em locais como os transportes públicos, por exemplo, mas muita gente continua a usá-las. A medida é polémica e muitos especialistas defendem que a obrigatoriedade foi levantada cedo demais.

ALERTA: HÁ NOVOS SINTOMAS
Principais sintomas da covid-19 mudaram. Estes são os sinais a ter em atenção
Principais sintomas da covid-19 mudaram. Estes são os sinais a ter em atenção
Os dois principais sintomas de infeção pela covid-19 já não são os mesmos, sugere estudo. Muitas pessoas podem não estar a ser corretamente diagnosticadas como consequência disso (… leia aqui e partilhe com a família e os amigos)

Impala Instagram


RELACIONADOS