Mil famílias timorenses vão receber painéis solares e fogões modernos

Mil famílias de Timor-Leste vão receber painéis solares e fogões modernos no âmbito da iniciativa “Promover a Transformação Verde na Região do Pacífico”, anunciou hoje o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

Mil famílias timorenses vão receber painéis solares e fogões modernos

“O PNUD vai entregar ‘kits’ de painéis solares e fogões melhorados a 1.000 famílias rurais nos municípios de Ainaro, Manatuto e Manufahi”, refere, em comunicado, a agência das Nações Unidas.

Segundo o PNUD, a iniciativa, financiada pelo Japão, vai permitir que as famílias ganhem uma nova fonte de energia “versátil e confiável, permitindo que as crianças estudem em casa, mesmo após o pôr-do-sol”.

“Os fogões de cozinha melhorados vão reduzir os impactos ambientais e de saúde associados ao uso de lenha, beneficiando particularmente as mulheres, que são muitas vezes responsáveis pela cozinha e são vulneráveis a problemas respiratórios”, salienta.

Para a representante residente adjunta do PNUD, Adeline Carrier, o projeto é uma “prova do compromisso” das Nações Unidas com “um futuro mais verde e resiliente para todos”.

O projeto, com um financiamento total de 37,5 milhões de dólares (cerca de 34,4 milhões de euros), abrange Timor-Leste, mas também a Papua Nova Guiné, Samoa e Vanuatu e tem como objetivo “promover a ação climática através da inovação” e ajudar a população a ser mais resiliente aos riscos climáticos.

Em Timor-Leste, o projeto inclui também a instalação de painéis solares em dois centros de saúde e em 15 escolas selecionadas para promover o ensino e a aprendizagem digitais.

MSE // SB

By Impala News / Lusa

Impala Instagram


RELACIONADOS