Manifestação junta um milhão em Barcelona contra a independência da Catalunha

A plataforma Societade Civil Catalã estima que 950 mil pessoas estão a manifestar-se desde manhã em Barcelona contra a independência da Catalunha.

Manifestação junta um milhão em Barcelona contra a independência da Catalunha

A plataforma Societade Civil Catalã (SCC) estima que 950 mil pessoas estão a manifestar-se desde hoje de manhã em Barcelona contra a independência da Catalunha e a favor da unidade de Espanha.

Milhares de pessoas manifestaram-se entre a Plaza Urquinaona e a estação ferroviária Francia, na capital catalã, empunhando bandeiras espanholas, catalãs e europeias, sob o lema “Vamos recuperar o bom senso”.

A manifestação, que contou com a presença de políticos do Partido Popular, do Partido Cidadãos e do Partido Socialista Catalão PSC, realizou-se dois dias antes de o presidente da Generalitat (governo autónomo catalão), Carles Puigdemont, ir ao parlamento catalão para apresentar com uma declaração de independência.

Entre as muitas bandeiras espanholas, ‘senyeres’ (bandeira da Catalunha) e algumas europeias, a marcha começou lentamente pelas 12:00 locais (11:00 de Lisboa) gritando palavras de ordem como “Puigdemont para a prisão”, “Eu sou espanhol” ou “Viva Espanha, viva a Catalunha e viva a Guardia Civil “e, ao passar pela sede da Polícia na Via Laietana, aplaudiu e gritou: “Vocês não estão sozinhos”.

Em Bruxelas, centenas de pessoas também se manifestaram, durante mais de hora e meia, a favor da unidade do reino de Espanha, na praça do Luxemburgo, frente ao Parlamento Europeu (PE), noticiou a agência espanhola Efe.

Esta manifestação foi também convocada pela Sociedade Civil Catalã, e contou com a presença de representantes europeus do Partido Popular, do Partido Socialista Operário Espanhol e do Partido Cidadãos.

“Vamos recuperar o bom senso” foi o lema da manifestação

Em Paris, uma centena de pessoas manifestou-se para defender a unidade de Espanha, com bandeiras espanholas e para transmitir que os espanhóis “não estão sozinhos” e a sua mensagem é escutada no estrangeiro.

O protesto, que decorreu junto à sede do Instituto Cervantes, organismo de divulgação da língua e cultura espanholas no estrangeiro, contou com a presença do novo embaixador de Espanha em França, Fernando Carderera.

“A sociedade catalã é uma sociedade plural” e catalão não é sinónimo de independentista, disse o embaixador, defendendo que o que está a acontecer na Catalunha é “um golpe de Estado em câmara lenta”, sendo “absolutamente intolerável em qualquer Estado de direito, em qualquer país democrático”.

O caminho para ultrapassar a situação é “falar e falar de política, uma vez que se pare o golpe de Estado”, referiu o diplomata, apontando “a grande responsabilidade do governo da Catalunha” quando se trata de “crispar” e “criar divisão”.

A manifestação tinha sido organizada a título individual, sem a colaboração de organizações políticas, por Miguel Angel Castano e Edurado Cuna, que residem em Paris.

“Apoiamos os espanhóis catalães, a Espanha, e queremos paz e que Espanha continue unida como sempre esteve”, salientou Miguel Angel Castano, um empresário filho de imigrantes espanhóis e nascido em França há 49 anos, que convocou a manifestação através da rede social “Facebook”.

Esta manifestação está a ter repercussões noutros países. Em Londres, 400 pessoas juntaram-se para pedir a unidade da Espanha perto da praça Picadilly Circus.

Clique nas imagens e leia outros artigos em destaque

Sofia Cerveira lavada em lágrimas por causa de Gonçalo Diniz

Sofia Cerveira lavada em lágrimas por causa de Gonçalo Diniz

Atriz portuguesa morre no Brasil e deixa mundo a chorar
Atriz portuguesa morre no Brasil e deixa mundo a chorar
Sofia Ribeiro chora morte do pai, vítima de cancro nos pulmões
Sofia Ribeiro chora morte do pai, vítima de cancro nos pulmões
Presidente de Câmara do PS festeja com gesto obsceno aos rivais
Presidente de Câmara do PS festeja com gesto obsceno aos rivais
A transformação incrível de uma mulher que chegou a pesar 25 quilos
A transformação incrível de uma mulher que chegou a pesar 25 quilos

Impala Instagram


RELACIONADOS