Lisboa gasta quase 1 milhão de euros em luzes de Natal

A autarquia da capital vai despender 800 mil euros neste período natalício. Fernando Medina, presidente da Câmara Municipal de Lisboa garante que «consumo não vai ser maior».

Lisboa gasta quase 1 milhão de euros em luzes de Natal

A Câmara Municipal de Lisboa vai voltar a investir em grande durante o período natalício e irá gastar uma verba de 800 mil euros no Natal e na festa de passagem de ano.

Fernando Medina anunciou no passado sábado, 24 de novembro, a programação de natal deste ano e revelou que a cidade irá ficar decorada com dois milhões e 150 mil lâmpadas LED, num conjunto de «mais de 215 quilómetros de iluminação».

As iluminações irão se estender por zonas como Alvalade, Almirante Reis e a Baixa, num total de 43 ruas da capital, para além da árvore de Natal com trinta metros que já é presença assídua no Terreiro do Paço. As luzes natalícias foram ligadas pela primeira vez às 18:10 de sábado e irão se manter até ao Dia de Reis do ano que está quase a chegar.

O presidente da Câmara afirmou que, apesar de existir um aumento no número de luzes espalhadas pela cidade, o mesmo «não corresponde a um significativo aumento de consumo energético».

LEIA MAIS: Venezuela sem luzes de Natal nas ruas devido a crise

Ano novo em Lisboa com muita música

Já para o cartaz de passagem de ano irão marcar presença no Terreiro do Paço Richie Campbell, Branko (ex-Buraka Som Sistema), Carlão, Sara Tavares e Dengaz, entre outros.

As festas irão ter início a 29 de dezembro, com Branko a receber em palco Sara Tavares e Carlão, entre outros. No dia 30 será a vez da Orquestra Metropolitana de Lisboa, conduzida pelo maestro Pedro Amaral e que contará ainda com a soprano Elisabete Matos e o tenor Carlos Guilherme.

Já no dia seguinte, a festa no Terreiro do Paço deverá ter início pelas 22 horas, com Joana Azevedo e Diogo Beja, apresentadores da Rádio Comercial. Pelo palco lisboeta passarão, por exemplo, João Só, Tatanka, Ana Bacalhau, Richie Campbell, Dengaz ou Mishlawi.

LEIA MAIS: Maria Cerqueira Gomes não quer deixar o Porto

Porto também em festa

Já a norte, o Porto também se vai ‘vestir’ com muitas luzes e decorações de natal. A Câmara Municipal do Porto publicou hoje no seu site oficial um comunicado onde se pode ler: «O Porto veste-se a rigor para a quadra natalícia e ilumina-se com mais de dois milhões de microlâmpadas LED distribuídas por 59 ruas, praças, jardins e edifícios da cidade, a partir de 1 de dezembro e até ao dia de Reis, em 6 de janeiro de 2019».

Os números avançados pela presidência de Rui Moreira revelam um aumento no número de ruas decoradas – mais quatro – mas também um «um reforço significativo na ornamentação de várias artérias, sendo utilizados neste ano um total de 586 elementos decorativos», sendo que a escolha dos locais «teve em conta não só os fluxos de público nas áreas mais centrais, mas também zonas com maior prevalência de comércio tradicional».

 

Texto: Vítor Miguel Gonçalves | WIN

 

 

Impala Instagram


RELACIONADOS