Instagram já é a rede social mais utilizada pelos jovens portugueses

Facebook continua a ser a rede com maior notoriedade e penetração em Portugal, mas o Instagram está cada vez mais perto dessa liderança e já é a rede mais usada no segmento de população entre os 15 e os 24 anos.

Instagram já é a rede social mais utilizada pelos jovens portugueses

O Instagram já é a rede social mais utilizada em Portugal pelos jovens com idades compreendidas entre os 15 e os 24 anos. Esta é uma das principais novidades da edição de 2022 do estudo Os Portugueses e as Redes Sociais, que confirma o Facebook como rede dominante quer em notoriedade, quer em penetração, mas com uma tendência de decréscimo que se faz sentir sobretudo na designada Geração Z.

De facto, os indicadores do estudo produzido pela Marktest desde 2011 revelam que pela primeira vez em Portugal, o Facebook não é a rede mais utilizada nesta faixa etária. Mais, não só o Facebook (89,4%) foi destronado pelo Instagram (94,1%) no primeiro lugar entre utilizadores jovens de redes sociais, como caiu mesmo para a terceira posição, estando agora também atrás do WhatsApp (93,2%). Ainda assim, o Facebook continua a ser, em termos absolutos, a maior rede social em Portugal, com uma taxa de penetração de 94,4%. Nas posições seguintes deste ranking surgem, por ordem, o WhatsApp, o Instagram, o Messenger e o YouTube.

TikTok ultrapassa WhatsApp

Em matéria de notoriedade, o Facebook também continua a ser a rede social mais reconhecida de forma espontânea pelos portugueses, com um registo de 97,1%. Mas também neste critério, o Instagram tem encurtado a distância, estando já a apenas 9.2 pontos percentuais da liderança. Aliás, a trajetória descendente do Facebook fica bem patente no facto de a notoriedade espontânea Top of Mind (ou seja, a primeira resposta dos inquiridos) desta rede ter caído dos 91,2% em 2011 para os 76,7% em 2022.

Atrás do Facebook e do Instagram no ranking de redes mais reconhecidas pelos portugueses, o Twitter surge como a terceira rede social com maior notoriedade espontânea, tendo o TikTok subido este ano para a 4ª posição, superando assim o WhatsApp que passou a ocupar a última posição do Top5.

Esta é a rede social que mais prejudica o cérebro
O mais recente estudo publicado pela revista científica NeuroImage elegeu aquela que é a rede social mais prejudicial ao cérebro. “Efeitos podem ser irreversíveis”, alerta o neurocientista Fabiano de Abreu. (… continue a ler aqui)

Impala Instagram


RELACIONADOS