Idosos portugueses continuam em risco de pobreza

O risco de pobreza em Portugal é cada vez menor, mas há dois grupos que vão contra esta tendência e vivem numa situação limite.

Idosos portugueses continuam em risco de pobreza

O Instituto Nacional de Estatística (INE) revelou os dados sobre o risco de pobreza em Portugal e os resultados, embora positivos, suscitam alguns alarmes.

Em termos gerais, o número de pessoas em risco de pobreza em Portugal é, efectivamente, cada vez menor. Em 2017, 17,3% da população portuguesa encontrava-se numa zona perigosa, o que significa uma quebra de um ponto percentual em relação a 2016. Este decréscimo é o terceiro consecutivo e leva a taxa risco para o valor mais baixo de 2003.

LEIA MAIS: Idosa «vítima de negligência» em lar de Setúbal corre o risco de perder o pé

O Instituto Nacional de Estatística sublinha que a intensidade da privação material «reduziu pela primeira vez desde o início da década» mas que «manteve-se uma forte desigualdade na distribuição de rendimentos».

Contudo, quando analisados os grupos específicos da terceira idade e dos desempregados, os números invertem-se e é registado um crescimento. Segundo a divulgação do INE, e embora os números do desemprego estejam a baixar, houve um aumento do risco de pobreza para os desempregados, passando de 44,8% em 2016 para 45,7% em 2017.

LEIA MAIS: ÚLTIMA HORA: Mulher de 100 anos morre em incêndio no Porto

Idosos também em risco de pobreza

Também na população reformada os números também cresceram, com uma passagem de 15,1 pontos percentuais em 2016 para 15,7 em 2017.

Impala Instagram


RELACIONADOS