Greta Thunberg doou meio milhão de euros do Prémio Gulbenkian a organizações ambientais

A ativista sueca Greta Thunberg doou 500 mil euros que recebeu do Prémio Gulbenkian para a Humanidade a dez organizações ambientais.

Greta Thunberg doou meio milhão de euros do Prémio Gulbenkian a organizações ambientais

Ao agradecer a atribuição do Prémio Gulbenkian para a Humanidade, Greta Thunberg revelou que iria aplicar o montante do prémio, no valor de um milhão de euros, em projetos de combate à crise climática e ecológica, tendo agora decidido entregar meio milhão a organizações apoiadas pela sua fundação, do Brasil, Bangladesh, Índia, Maurícias e vários países africanos que se decidiam a causas ambientais e humanitárias.

Em comunicado, a Fundação Gulbenkian revela que a SOS Amazonia Campaign (da Fridays for Future Brazil) e o Stop Ecocide Foundation, que se têm destacado no combate à covid-19 na Amazónia e no esforço para tornar o ecocídio um crime internacional, respetivamente, foram as duas primeiras organizações a receberem 100 mil euros, cada.

LEIA DEPOIS
Polícia belga acaba com terceira orgia ilegal em três semanas

Fundação Greta Thunberg apoia também vítimas de catástrofes em África

Mais 100 mil foram doados para as vítimas das inundações na Índia e no Bangladesh através das organizações não-governamentais BRAC Bangladesh, a Goonj, e a Action Aid India e a Action Aid Bangladesh.

O desastre ecológico provocado pelo derrame de petróleo nas Maurícias, no verão, mereceu também a atenção da Fundação Greta Thunberg, tendo sido atribuídos 10 mil euros numa campanha de recolha de fundos para aquisição de equipamento capaz de remover o óleo da costa.

A Fundação Thunberg doou também 150 mil euros, repartidos, em parte iguais, por três organizações não-governamentais que prestam apoio às vítimas das alterações climáticas em África: Red Cross and Red Crescent Movement, organização que apoia comunidades vítimas de catástrofes em todo o continente africano a Oil Change International, que dá apoio a projetos de energias renováveis no mesmo continente, e também a Solar Sister, estrutura que ajuda e dá formação empresarial a uma rede de mais de cinco mil mulheres empreendedoras da Tanzânia e Nigéria, para a criação de empresas limpas e movidas a energia solar.

LEIA AGORA
Meghan Markle faz a primeira aparição televisiva após sofrer aborto

Impala Instagram


RELACIONADOS