França já abateu 16 milhões de aves de capoeira devido a epidemia de gripe aviária

A epidemia de gripe aviária levou a França a abater, desde novembro, 16 milhões de aves de capoeira, um número recorde de abates no país, informou hoje o Ministério da Agricultura.

França já abateu 16 milhões de aves de capoeira devido a epidemia de gripe aviária

“O pico epidémico – da gripe das aves – aconteceu no final de março e o epizoótico (doença que ocorre numa população animal) está a desacelerar”, adiantou o ministério. Desde o primeiro caso registado no norte de França, no final de novembro, 1.364 explorações foram contaminadas pelo vírus, incluindo 857 focos registados na Vendée (oeste da França) e nos departamentos vizinhos, onde as autoridades esvaziam as explorações através do abate em massa de animais doentes, mas também saudáveis, de forma preventiva.

Para ler mais sobre o assunto
Novos surtos de gripe das aves estão a surgir na Europa
Europa volta a enfrentar novos surtos da gripe das aves, a doença com origem em aves mais mortal que se conhece. A vacina minimiza os sintomas, mas continua a impedir a disseminação (… continue a ler aqui)

As crises da gripe aviária permanecem, geralmente, em grande parte confinadas ao sudoeste da França, particularmente associadas às explorações de patos para a produção de ‘foie gras’. No ano passado, registaram-se cerca de 500 focos da doença em explorações agrícolas e 3,5 milhões de animais, principalmente patos, foram abatidos no país. A gripe aviária é sazonal, transportada por aves migratórias da Ásia, e começa geralmente a desenvolver-se em outubro na Europa, prosseguindo até abril. Mas, pela primeira vez, as aves selvagens contaminaram as explorações agrícolas durante o recomeço da sua migração dos países do sul, o que levou a uma segunda vaga, que “está agora a chegar ao fim”, disse o ministério.

Impala Instagram


RELACIONADOS