Jennifer Lame é primeira mulher a vencer Óscar de Melhor Montagem numa década

Jennifer Lame foi esta madrugada a primeira mulher a vencer o Óscar de Melhor Montagem numa década, pelo seu trabalho no filme “Oppenheimer”, de Christopher Nolan.

Jennifer Lame é primeira mulher a vencer Óscar de Melhor Montagem numa década

“Quando o Chris me contratou fiquei em choque”, disse a vencedora na sala de entrevistas, nos bastidores da 96.ª edição dos Óscares. “Fiz coisas que nunca pensei que conseguiria fazer”. 

Usando técnicas que nunca tinha experimentado, Jennifer Lame venceu numa categoria em que também estava nomeada Thelma Schoonmaker por “Assassinos da lua das flores”, que é a mulher que tem mais nomeações aos Óscares nesta categoria: nove. 

“Isto significa muito para mim”, afirmou Lame, que sucedeu a Margaret Sixel, a última mulher a vencer Melhor Montagem por “Mad Max: Fury Road”.

“Tenho tantas mulheres editoras que são minhas heroínas”, continuou, tecendo rasgados elogios às várias mulheres que “assumiram a liderança” em “Oppenheimer”.

Lame falou também da dificuldade de editar um filme com cenas incríveis e longas e o equilíbrio que procurou atingir. “Nunca quis que a ação parecesse demasiado rápida”, indicou, destacando a qualidade do argumento e dos atores. 

“Cillian [Murphy] trouxe esta interpretação intensa e hipnotizante”, elogiou. “Não queria que sentissem que estava a ser apressado”.

A longa duração de alguns dos principais filmes nomeados — incluindo “Oppenheimer” e “Assassinos da Lua das Flores”, este com três horas e 26 minutos — foi apontada pelo apresentador da cerimónia, Jimmy Kimmel, logo no monólogo de abertura. 

“Espero que não tenham sentido que era demasiado longo, apesar de ter quase três horas”, gracejou Jennifer Lame. 

“Oppenheimer” chegou à 96.ª edição dos prémios da Academia, esta noite em Hollywood, como o filme mais nomeado: 13 indicações aos Óscares, incluindo Melhor Filme e Melhor Realização.

ARYG // MAG

By Impala News / Lusa

Impala Instagram


RELACIONADOS