Dor de cabeça e nariz entupido. Sintomas da covid-19 mudaram, saiba o que esperar

Os principais sintomas da covid-19 mudaram e há novos sinais a ter em atenção. Desde o início da pandemia que a ocorrência de sintomas como tosse seca persistente, perda de olfato e paladar e temperatura elevada tem deixado o mundo em alerta.

Dor de cabeça e nariz entupido. Sintomas da covid-19 mudaram, saiba o que esperar

Os principais sintomas da covid-19 mudaram e há novos sinais a ter em atenção. Desde o início da pandemia que a ocorrência de sintomas como tosse seca persistente, perda de olfato e paladar e temperatura elevada tem deixado o mundo em alerta. Agora, com a prevalência da variante Delta, os sinais da doença são agora menos evidentes, principalmente entre vacinados. Assim, e por desconhecimento, muitas pessoas ignoram-nos por não os associarem ao novo coronavírus..

Um estudo do projeto Zoe, que contou com mais de quatro milhões de voluntários, possibilitou acompanhar a evolução das manifestações da doença. Os dados mostram que com a chegada da variante Delta e com o avanço na vacinação, sintomas como a perda de olfato e de paladar deixaram de estar entre os mais frequentes. Entre os totalmente vacinados que contraíram o vírus, dor de cabeça, corrimento nasal, espirros e dores de garganta são os mais comuns.

Vacinados sofrem menos

Os relatos apontam ainda que a infeção em vacinados assemelha-se mais com uma constipação vulgar ou uma crise de alergia. Para aqueles que foram infetados e está a meio do esquema vacinal, também apresenta estes sintomas, mas com tosse seca mais persistente. Os não vacinados costumam sofrer de febre e tosse seca. No geral, os vacinados apresentam uma forma menos grave da doença e melhoraram mais rapidamente, conclui ainda o projeto.

Os sintomas tradicionais como perda de olfato, dificuldade em respirar e febre, ocupam agora um lugar muito mais abaixo na lista de sintomas mais frequentes. As pessoas que foram vacinadas e testaram positivo foram mais propensas a relatar espirros como sintoma principal em comparação com aquelas que não tinham uma única dose.

A recomendação é, por isso, de que qualquer pessoa vacinada que comece a espirrar frequentemente sem aparente explicação, deve ponderar fazer o teste à covid. A deteção precoce dos casos é fundamental para evitar a propagação, pois é também durante o primeiro estágio da doença que o vírus é mais transmissível.

LEIA AINDA
Covid-19: Organização Mundial de Saúde contra doses de reforço da vacina e contra "ganância"
Covid-19: Imunidade de grupo é mito, atira criador da vacina AstraZeneca
Andrew Pollard, responsável por desenvolver a vacina da AstraZeneca – em conjunto com Sarah Gilbert – afirmou que não será possível alcançar a imunidade de grupo com a prevalência da variante Delta. (… continue a ler aqui)

Impala Instagram


RELACIONADOS