DGS alerta: Usar luvas não é eficaz para prevenir contágio de Covid-19

O alerta foi dado, esta sexta-feira, pela Direção-Geral da Saúde (DGS), através das redes sociais, onde a autoridade de saíde diz que «alguns gestos simples fazem a diferença na proteção contra a Covid-19», mas que usar luvas não é um deles.

DGS alerta: Usar luvas não é eficaz para prevenir contágio de Covid-19

«Usar luvas na rua não é eficaz». O alerta foi dado, esta sexta-feira, pela Direção-Geral da Saúde (DGS), através das redes sociais, onde a autoridade de saíde diz que «alguns gestos simples fazem a diferença na proteção contra a Covid-19», mas que usar luvas não é um deles.

«Se as luvas forem usadas inadequadamente, pode ser um veículo de transmissão do vírus, em vez de serem um meio de proteção. O uso de luvas quando não indicado, representa um desperdício de recursos», alerta a DGS. «O uso incorreto de luvas pode, também, resultar em oportunidades perdidas para a higiene das mãos», acrescenta.

As luvas podem entrar em contacto com o vírus e, quando retirar as luvas, as mãos podem ficar infetadas ao entrar em contacto com a parte exterior da luva. Por isso, «o mais importante para evitar a transmissão do vírus é lavar as suas mãos com frequência e sempre que estiverem sujas».

A Direção-Geral da Saúde criou uma página dedicada ao surto de Covid-19 onde é possível encontrar todas as recomendações adequadas.

Texto: Joana Ferreira

Impala Instagram


RELACIONADOS