Missão da OMS impedida de entrar no hospital de Nasser, em Gaza

O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde, Tedros Adhanom Ghebreyesus, denunciou hoje que a missão da OMS para verificar a situação no hospital de Nasser, em Khan Yunis, Gaza, foi “impedida” de entrar naquelas instalações

Missão da OMS impedida de entrar no hospital de Nasser, em Gaza

Na mensagem que publicou através da rede social X, o responsável da OMS não referiu quem impediu a entrada no hospital da missão da agência médica da ONU, mas o local está há vários dias cercado pelas milícias do Hamas e do exército israelita, que tem avançado sobre esta cidade do sul da Gaza.

O diretor-geral da OMS refere que “a missão enviada ao hospital, que se encontra a funcionar em mínimos, foi impedida de entrar”.

Tedros manifestou “grande preocupação com a segurança dos doentes e do pessoal de saúde” tendo em conta a “escalada das hostilidades nas imediações do hospital”.

“Reiteramos que a saúde deve ser protegida a todo o momento”, rematou o diretor-geral da OMS, apelando ainda a um cessar-fogo na região.

Este sábado, os Médicos Sem Fronteiras (MSF) também denunciaram — sem apontar responsáveis — que pelo menos duas pessoas foram mortas e outras cinco ficaram feridas, entre as quais uma enfermeira, na sequência de disparos contra o hospital.

“As forças israelitas continuam as suas operações nas imediações do hospital Nasser. A intensidade dos combates está a encurralar as pessoas no interior do edifício e a impedir que qualquer pessoa de ter acesso a cuidados médicos”, disse na altura a organização MSF.

LT // EA

By Impala News / Lusa

Impala Instagram


RELACIONADOS