Covid-19: Nova Zelândia alarga confinamento a todo o país

A Nova Zelândia alargou o confinamento a todo o país, até 24 de agosto, para travar um novo surto de covid-19, detetado esta semana na cidade de Auckland, anunciou a primeira-ministra neozelandesa, Jacinda Ardern.

Covid-19: Nova Zelândia alarga confinamento a todo o país

A Nova Zelândia alargou o confinamento a todo o país, até 24 de agosto, para travar um novo surto de covid-19, detetado esta semana na cidade de Auckland, anunciou a primeira-ministra neozelandesa, Jacinda Ardern. Na terça-feira, as autoridades neozelandesas já tinham decretado o confinamento durante sete dias em Auckland e na península de Coromandel, e por três dias no resto do país, depois de ter sido detetado um caso local de covid-19 naquela cidade, o primeiro em seis meses.

O surto com a variante Delta do novo coronavírus já acumula 31 casos, 11 dos quais diagnosticados nas últimas 24 horas, incluindo três na capital, Wellington. O último surto comunitário no país registou-se em fevereiro. Considerado um dos países com mais sucesso no combate à pandemia de covid-19, a Nova Zelândia diagnosticou pouco mais de 2.900 casos e apenas 26 mortes provocadas pela doença.

Sydney também entra em confinamento

As autoridades australianas prolongaram hoje por um mês o confinamento em Sydney, a cidade mais populosa do país, com recolher obrigatório e uso de máscaras nas ruas, devido ao aumento de casos de covid-19. Apesar do longo confinamento em Sydney, decretado em 26 de junho, o novo surto com a variante Delta do vírus continua a espalhar-se.

O estado de Nova Gales do Sul, cuja capital regional é Sydney, registou 644 infeções nas últimas 24 horas, ultrapassando pelo quarto dia consecutivo os 600 casos diários, além de quatro mortes, anunciaram as autoridades. O confinamento em Sydney, que deveria terminar no dia 27 de agosto, foi prolongado até 30 de setembro em toda a cidade. As autoridades de Nova Gales do Sul também anunciaram o recolher obrigatório em 12 “áreas de preocupação” na área metropolitana e nos subúrbios de Sydney, a partir de segunda-feira, entre as 21h00 e as 05h00.

O exercício ao ar livre também estará limitado a uma hora por dia, tendo sido decretado ainda o uso obrigatório de máscaras nas ruas em todo o estado. A chefe do governo de Nova Gales do Sul, Gladys Berejiklian, anunciou também o reforço dos poderes da polícia para assegurar o cumprimento das restrições. O surto com a variante Delta detetado em meados de junho em Sydney também se estendeu ao estado vizinho de Victoria, que nas últimas 24 horas diagnosticou 55 novos casos locais, a maioria em Melbourne, onde vigora o recolher obrigatório até 02 de setembro.

O surto detetado em Sydney ter-se-á igualmente alastrado à Nova Zelândia, que diagnosticou na terça-feira o primeiro caso local em seis meses. Desde o início da pandemia, a Austrália registou cerca de 42 mil casos e 975 mortes, tendo vacinado apenas 25% da população com as doses necessárias para completar o esquema de vacinação.

LEIA AINDA
Dor de cabeça e nariz entupido. Sintomas da covid-19 mudaram, saiba o que esperar
Dor de cabeça e nariz entupido. Sintomas da covid-19 mudaram, saiba o que esperar
Os principais sintomas da covid-19 mudaram e há novos sinais a ter em atenção. Desde o início da pandemia que a ocorrência de sintomas como tosse seca persistente, perda de olfato e paladar e temperatura elevada tem deixado o mundo em alerta. (… continue a ler aqui)

 

Impala Instagram


RELACIONADOS