Covid-19: Chineses terão criado o novo coronavírus em laboratório [vídeo]

Programa do canal italiano RAI, emitido em 2015, alertava para o perigo da «criação de um supervírus pulmonar, testado em morcegos e ratos», o novo coronavírus, que originou a covid-19.

Covid-19: Chineses terão criado o novo coronavírus em laboratório [vídeo]

Intitulada O Risco do Supervirus, uma reportagem do canal italiano estatal RAI, transmitida há cinco anos, revelou, no decorrer de um programa no qual o apresentador começou por lançar a pergunta «Vale a pena o risco que supõe?» a existência da criação em laboratório de um novo coronavírus. «Sei que é só uma experiência. Mas preocupa-me. Um grupo de chineses inseriu uma proteína proveniente dos morcegos como a do vírus SARS, provocando pneumonias agudas nestes animais e em ratos. E que pode afetar os humanos. Está confinada num laboratório e serve apenas de estudo. Mas vale a pena o risco e a criação de uma ameaça só para analisar um vírus?» Era desta forma que o apresentador iniciava o lançamento da peça jornalística que mostra os cientistas chineses no laboratório.

LEIA DEPOIS
Empresa de brinquedos portuguesa produz material de protecção para responder à pandemia

Injeção de proteína de coronavírus de morcego num vírus do SARS pode ter sido a origem da covid-19

A reportagem começa por alertar para o debate sobre o risco da investigação que estava a ser feita à data (2015), na China. «Um grupo de estudiosos desenvolveu uma quimera, um organismo artificial, resultado da injeção de uma proteína procedente de um coronavírus de um morcego num vírus do SARS, o que provocou uma pneumonia aguda em ratos, apesar de não ser mortal. Suspeitava-se que a proteína pudesse transmitir-se aos humanos e a experiência em laboratório confirmou essa suspeita.»

«O organismo original e o manipulado podem contaminar o ser humano diretamente desde o morcego»

O jornalista continua a explicação. «Esta molécula permite ao coronavírus atacar as nossas células respiratórias, desencadeando a síndroma», hoje batizada de covid-19. «Segundo os investigadores, o organismo original e o manipulado podem contaminar o ser humano diretamente desde o morcego, sem passar por uma espécie intermédia, como o rato. Esta característica está a gerar muita polémica», diz o jornalista.

Norte-americanos financiavam a esperiência

Na mesma reportagem, é avançado que «o Governo norte-americano suspendeu o financiamento deste estudo científico por considerá-lo perigoso». O laboratório chinês, porém, «não cancelou o trabalho de investigação sobre o SARS». A notícia termina a referir não haver uma opinião unânime sobre os perigos do novo vírus e da sua manipulação em laboratório. «Segundo parte do mundo científico, não é perigoso. A probabilidade de que este vírus passe para a nossa espécie é irrelevante perante os benefícios que pode ter. Há, no entanto, vozes que alertam para que uma espécie deste tipo possa escapar ao controlo do laboratório.»

Texto: Cynthia Valente | WiN Porto

LEIA MAIS
Médica denunciou o que se passou em Wuhan e agora está desaparecida

Leia a a sua revista sem sair de casa

Vivemos tempos de exceção mas, mesmo nestes dias em que se impõe o recolhimento e o distanciamento social, nós queremos estar consigo. Na impossibilidade de comprar a sua revista favorita nos locais habituais, pode recebê-la no conforto de sua casa, em formato digital, no seu telemóvel, tablet ou computador.

Eis os passos a seguir:

1 – Aceda a www.lojadasrevistas.pt

2- Escolha a sua revista

3 – Clique em COMPRAR

4 – Clique no ícone do carrinho de compras e depois em FINALIZAR COMPRA

5 – Introduza os seus dados e escolha o método de pagamento

6 – Não tem conta PayPal? Não há problema! Pode pagar através de transferência bancária!

E está finalizado o processo! Continue connosco. Nós continuamos consigo.

Impala Instagram


RELACIONADOS