Covid-19: Atendimentos na Linha SNS24 dispara, anuncia Lacerda Sales

Secretário de Estado da Saúde sublinha que vivemos num tempo «de adaptação» e que a Linha SNS24 «atende hoje mais de 18 mil chamadas por dia» por causa da covid-19.

Covid-19: Atendimentos na Linha SNS24 dispara, anuncia Lacerda Sales

Na conferência desta quarta-feira, 1 de abril, António Lacerda Sales sublinhou que «o tempo em que vivemos é o da adaptação». O secretário de Estado da Saúde elogiou a capacidade de adaptação dos portugueses e dos profissionais de Saúde. «Os cidadãos adaptam-se às novas rotinas nas suas casas e os profissionais de Saúde à prática clínica covid-19». Também o Governo «se adapta sistematicamente a uma resposta a situações dinâmicas e nem sempre previsíveis», destacando que a Linha SNS24 «atende hoje mais de 18 mil chamadas por dia». Antes da pandemia, esses valores, em médias, condavam «os cinco mil». «Em março, foram atendidas mais de 300 mil chamadas.»

LEIA DEPOIS
Corpo desmembrado espalhado pelo Algarve por «ajuste de contas»

Mais testes à covid-19

Lacerda Sales espera que «as pessoas não adoeçam todas ao mesmo tempo» e pede para que os «contactos sociais sejam mesmo reduzidos ao mínimo, mesmo com a chegada da Páscoa, tempo de convívio por excelência». Quanto a amostras processadas à covid-19 «para diagnóstico, estão a ser feitas «mais». «Processámos mais de 69 mil amostras desde o dia 1 de março», assegurou. Na semana passada, foram processadas «quase 40 mil».

LEIA MAIS
Falsos médicos prometem vacina para o coronavírus a idosos e levam-lhes dinheiro

Impala Instagram


RELACIONADOS