Brumadinho | Animais atolados na lama são mortos por veterinários

Animais em agonia desde sexta-feira foram sacrificados por veterinários com injecção letal

Duas vacas que agonizavam na lama em Córrego do Feijão desde sexta-feira após a tragédia causada pela barragem da Vale. Uma delas já foi morta por veterinários.

Voluntários tentaram salvar os animais que estavam exaustos após dias presos na lama sem água ou comida, em vão. Uma das vacas acabou por ser morta via injecção letal e foi deixada ali, na lama. Há ainda uma outra a aguardar salvamento ou outro destino menos digno.

A tentativa de resgate aconteceu após discussão da equipa com as autoridades, uma vez que estas consideravam perigosa a tentativa.

A Vale destruindo o meio ambiente mais uma vez e os responsáveis continuam impunes #Brumadinho pic.twitter.com/GQ2vuVIyY7

Este domingo, dia 27, pela manhã, a PM mineira impediu que os Anjos do Asfalto e voluntários da Eco Ação e do Instituto Luísa Mel resgatassem os animais, alegando falta de segurança devido ao alerta de outra quebra na barragem.

Ao longo do dia, e à medida que o alerta ia dissipando, o grupo foi reforçado com ajuda da Cruz Vermelha, da ONG Sea Shepard que tentaram usar um guincho. Os bombeiros chegaram de helicóptero, mas disseram que a aeronave não suportaria o peso do animal.

Foi uma veterinária que alegou então que não haveria salvamento e procedeu à injecção letal.

Segundo um moradora, Silvana Gonçalves, as duas vacas foram parar ali arrastadas pela onda de lama.

Impala Instagram


RELACIONADOS