Agricultores esperam que sejam travadas alterações ao regime simplificado

A Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP) espera que sejam travadas as alterações ao regime simplificado de IRS, considerando que o que está proposto no Orçamento do Estado para 2018 representa “uma catástrofe” para os agricultores.

Agricultores esperam que sejam travadas alterações ao regime simplificado

A Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP) espera que sejam travadas as alterações ao regime simplificado de IRS, considerando que o que está proposto no Orçamento do Estado para 2018 (OE2018) representa “uma catástrofe” para os agricultores.

“O que está previsto ao nível do regime simplificado para os agricultores é uma catástrofe”, afirmou hoje o presidente da CAP, Eduardo Oliveira e Sousa.

O responsável falava aos jornalistas à margem de uma reunião do conselho consultivo da CAP de Trás-os-Montes, que juntou, em Carrazedo de Montenegro, concelho de Valpaços, dirigentes associativos regionais.

“Nesta região, onde entre cerca de 80 a 90% dos agricultores estão abrangidos pelo regime simplificado, estes ficarão numa situação muito complicada em termos daquilo que será o agravamento fiscal em termos de IRS”, salientou o dirigente.

Enquanto em Lisboa se discutia na generalidade o Orçamento do Estado para 2018, em Trás-os-Montes, Eduardo Oliveira e Sousa alertava para os impactos que as alterações previstas ao regime simplificado podem ter nos agricultores e disse acreditar que esta questão será resolvida em sede de debate na especialidade da proposta de OE.

Na quinta-feira, o primeiro-ministro, António Costa, reconheceu que as alterações propostas ao regime simplificado de IRS levantam um “problema” e garantiu que está disponível para mudar.

“Tenho esperança que tenha sido talvez um pouco de falta de atenção na forma como o assunto foi pensado e que agora seja feita a alteração que permita recuperar a situação que estava em vigor”, frisou o presidente da CAP.

É que, a concretizar-se esta alteração, há agricultores que poderiam ver o seu “IRS aumentar 400 ou 500%”. “Isto não é pensável”, sustentou Eduardo Oliveira e Sousa.

Clique para ler mais notícias em destaque

Jovem desfigurado e com prognóstico muito reservado após brutal agressão
Jovem desfigurado e com prognóstico muito reservado após brutal agressão
ÚLTIMA HORA
Última hora: Três feridos e trânsito condicionado devido a capotamento na CRIL, Lisboa
Há 10 moedas de 2 euros em circulação que valem milhares e uma pode estar na sua carteira
Urban Beach emite comunicado após vídeo de agressões se ter tornado viral
Urban Beach emite comunicado após vídeo de agressões se ter tornado viral
João Miguel Gouveia: Dux da tragédia do Meco volta à vida social
João Miguel Gouveia: Dux da tragédia do Meco volta à vida social
Andreia Machado e Ítalo Lima
Exclusivo: Ítalo esperou Andreia e a filha à porta do hospital
Descobre a idade em que os orgasmos são melhores

Impala Instagram


RELACIONADOS