Acidentes domésticos: Aprenda a preveni-los

Acidentes em casa podem causar ferimentos graves. Aprenda a evitá-los com estas dicas.

Acidentes domésticos: Aprenda a preveni-los

Os acidentes domésticos são comuns, essencialmente com idosos e crianças. Por vezes acontecem da forma mais simples, mas podem causar ferimentos graves. Dados do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge indicam que 36.4% dos acidentes com crianças até aos 14 anos ocorreram em casa, mas se fossem considerados apenas em crianças até aos 5 anos este valor subiria para os 80%.

LEIA DEPOIS
Apresentador brasileiro em estado grave após queda

Tomadas elétricas, banheira, fios e escadas estão entre os principais motivos de acidentes domésticos e, por isso, é importante ter especial atenção. Para evitar quedas, confira estas dicas.

Tomadas

Para evitar choques indesejados, é necessário proteger as tomadas. O uso de vários aparelhos domésticos na mesma tomada, por meio de extensões, pode sobrecarregar a tomada e provocar incêndios. Com crianças em casa, é importante dificultar o acesso das crianças aos fios.

Escadas e chão molhado

O chão molhado está entre as causas mais comuns de acidentes domésticos. No caso dos tapetes, os antiderrapantes são os mais indicados para a casa inteira. Nas escadas, a instalação de corrimão e faixas antiderrapantes também é essencial.

Janelas e varandas

As janelas devem ter redes ou grades de proteção, no caso de ter crianças em casa.

Quartos

Os cantos das meses e móveis devem ser arredondados e ficam longe das janelas.

Cozinha

De forma a evitar uma fuga de gás, verifique que gás foi corretamente desligado depois de usar. O ideal é que a botija de gás, se for o caso, fique fora da cozinha.Os electrodomésticos que são utilizados esporadicamente não devem ficar ligados à tomada. Ao lavar a loiça, nunca deixe expostas pontas de facas ou de garfos. Fósforos não devem ficar sobre a mesa, mas sim em locais altos.

Casa de banho

Lâminas e secadores devem estar guardados num local seguro. Evite deixar bancos na casa de banho e esvaziar a banheira após usá-la.

LEIA MAIS
Previsão do tempo para este sábado, 23 de novembro

Impala Instagram


RELACIONADOS