Mais de 70% dos portugueses utilizam telemóvel durante condução

Os portugueses estão entre os condutores que mais utilizam o telemóvel enquanto conduzem, incluindo o recurso ao sistema mãos livres. Um estudo divulgado recentemente refere, ainda, que apenas 13% dos inquiridos colocam o aparelho fora do seu alcance durante a viagem.

Mais de 70% dos portugueses utilizam telemóvel durante condução

Os portugueses estão entre os condutores que mais utilizam o telemóvel enquanto conduzem, incluindo o recurso ao sistema mãos livres. Mais: apenas 13% dos inquiridos colocam o aparelho fora do seu alcance durante a viagem. O estudo Global Driving Safety Survey, desenvolvido pela Liberty Mutual e apresentado pela  Liberty Seguros e a Prevenção Rodoviária Portuguesa (PRP), avaliou o comportamento e as atitudes de 5004 europeus (Portugal, Espanha, França, Irlanda, Reino Unido) e  3006 norte-americanos, e a conclusão foi de que 74% dos portugueses utilizam o telemóvel durante a condução, ganhando aos pontos os norte-americanos (67%), os franceses (58%), os espanhóis (55%) e os britânicos (47%).

LEIA DEPOIS
DECO recolhe 835 denúncias sobre excesso de plástico em produtos embalados

83% são millennials utilizam telemóvel no carro

Analisando a utilização do telemóvel durante a condução por gerações, a pesquisa ditou ainda que 83% são millennials (nascidos no início da década de 80 até ao final da 90), 76% são da geração X (nascidos entre 1960 e final dos anos 70) e 62% são baby boomers.  “A geração Millennial já cresceu com estes aparelhos e a principal razão para usarem o telemóvel enquanto conduzem é porque têm medo de perder alguma informação importante, ou de só terem acesso à mesma tarde demais. É o chamado FOMO – Fear Of Missing Out, que aqui se revela ter efeito em áreas sensíveis como a segurança”, afirma Mike Sample, MS, CPS, especialista em segurança de condução e consultor técnico da Liberty Mutual.
Quanto às formas de utilização do telemóvel, 69% dos portugueses inquiridos admitem olhar para mensagens e chamadas que estão a receber, 52% olham para as notificações, 26% lêem e-mails e mensagens, 25% fazem e enviam mensagens de áudio, 20% utilizam apps, 19% enviam e-mails e mensagens e 18% utilizam apps de redes sociais. Ao mesmo tempo, apenas 13% dos portugueses inquiridos garantem que colocam o telemóvel fora do alcance durante a viagem de carro. Já no que diz respeito ao volume do toque, 73% diz ter o telemóvel a tocar, 9% em silêncio e 18% em modo vibração.

LEIA MAIS
20 ideias de presentes para oferecer aos avós este natal
Greve: PSP e GNR exigem ao Governo o cumprimento de promessas

Impala Instagram


RELACIONADOS