Sete alimentos que ajudam a prevenir o aparecimento de constipações

A irregularidade das temperaturas outonais são perfeitas para o aparecimento de constipações. Saiba como pode evitá-las de forma natural.

Sete alimentos que ajudam a prevenir o aparecimento de constipações

Sete alimentos que ajudam a prevenir o aparecimento de constipações

A irregularidade das temperaturas outonais são perfeitas para o aparecimento de constipações. Saiba como pode evitá-las de forma natural.

A chegada do outono traz as temperaturas incertas e essas irregularidades são perfeitas para que as constipações se apoderem. Para combatê-las, a alimentação pode ser a sua melhor aliada. A nutricionista Catarina Sofia Correia indica quais os alimentos que deve inserir na sua dieta.

LEIA DEPOIS
Faça da caminhada a sua maior aliada. Cinco dicas para perder peso mais rápido

Sopa

Preparada com legumes, hortaliças e leguminosas, é uma ótima opção para combater as baixas temperaturas, saciar a fome e ainda enriquecer-nos com fibra, vitaminas e minerais. A fibra contribui para o bom funcionamento intestinal e regulação do colesterol sanguíneo, e as vitaminas e os minerais, essenciais ao organismo, podem ajudam a prevenir gripes e constipações. Além disso, a ingestão de sopa ajuda a hidratar o organismo e todos sabemos o quão difícil é beber, pelo menos, 1,5 L de água diariamente nesta época do ano.

  • Gengibre

Uma chávena quente de chá de gengibre é exatamente aquilo que precisa quando está com uma constipação. Este tem um poderoso poder anti-inflamatório que ajuda a limpar o congestionamento do nariz e da garganta. Alguns estudos demonstram ainda que tem também um poder antiviral que poderá prevenir o aparecimento da constipação ou gripe.

  • Alho

O alho estimula o sistema imunitário e possui propriedades antivirais, anti-inflamatórias e antibacterianas. Tanto previne o aparecimento de constipações e gripes como ainda poderá melhorar os sintomas. Adicione alho durante a confeção das suas refeições.

  • Pimento vermelho

O pimento vermelho é um alimento rico em vitamina C, que tem um papel muito importante no sistema imunitário, principalmente quando já se encontra doente. No entanto o pimento poderá ser indigesto para algumas pessoas, se esse é o seu caso então deverá evitá-lo.

  • Espinafres

Por ser um vegetal de folha verde-escura, é rico em vitamina E e C, essenciais para o bom funcionamento do sistema imunitário. Consuma-o num batido e adicione frutas como laranja, kiwi, por exemplo, ou em cru numa salada com um pouco de azeite e limão enquanto estiver doente para melhorar os sintomas.

  • Aveia

Quando estiver doente, experimente fazer papas de aveia quentes. Os flocos de aveia são uma excelente fonte de vitamina E, que estimula o sistema imunitário. Por outro lado, contém polifenóis (antioxidantes) e fibras que também fortalecem o sistema imunitário e promovem a saciedade.

  • Curcuma

A curcumina, o composto natural da curcuma é um potente composto anti-inflamatório. Foi demonstrado que aumenta a atividade das células imunes e melhora a ação dos anticorpos. Certifique-se que combina a curcuma com pimenta preta de forma a aumentar significativamente a absorção de curcumina. Experimente fazer a bebida Golden Milk – adicione a uma bebida vegetal (bebida de amêndoa, por exemplo), adicione gengibre, curcuma, pimenta preta, canela e óleo de coco.

LEIA MAIS
Previsão do tempo para esta terça-feira, 8 de outubro

Impala Instagram


RELACIONADOS