Jeep Renegade – liberdade sem fronteiras dentro e fora da cidade [vídeo e fotos]

O Jeep Renegade é o primeiro SUV da marca construído em Itália e amplia, desde 2014, a gama norte-americana nascida para a guerra imposta fora de caminhos sem asfalto.

O Jeep Renegade é o SUV ideal para quem passa grande parte do tempo na cidade, mas não deixa escapar uma oportunidade de uma bela aventura no campo. Confortável e surpreendentemente económico entre o betão citadino e robusto entre árvores e trilhos off-road, o Renegade abre o leque de oferta da Jeep.

Quando foi introduzido, em 2014, o Jeep Renegade marcou a estreia da marca americana no segmento B-SUV. Foi também o primeiro SUV Jeep construído em Itália, na Fábrica SATA de Melfi. A versatilidade e o espírito Jeep deste pequeno SUV conquistou depressa terreno nos que procuram um veículo capaz de aliar imbatíveis capacidades off-road a dimensões e estilo perfeitos para desfrutar o estilo de vida urbano. O Jeep Renegade encarna todas estas características e expressa-as no inconfundível design da marca, na icónica grelha de sete entradas e no visual concebido para sugerir força e solidez.

LEIA MAIS: Cherokee reforça poder e identidade de um Jeep familiar luxuoso [vídeo e fotos]

O Renegade renova-se agora, assentando bases nos pontos fortes que guiaram a mudança do modelo num mercado repleto de crossovers e que o transformaram num recordista de vendas da Jeep na Europa. O equipamento de segurança tornou-se ainda mais abrangente e o sistema de infoentretenimento está no topo da oferta. Fiel à filosofia Jeep, o novo Renegade supera os próprios limites, oferecendo uma nova gama de motores desenvolvida para assegurar máxima economia de combustível e performances notáveis em estrada e em todo-o-terreno.

Jeep Renegade recebe três novas motorizações

Enquanto não experimentamos o novo 1.0 de 120 cavalos de três cilindros, que propulsiona também, por exemplo, o Fiat 500 X, o novo Jeep Renegade estreia este e outros dois novos motores a gasolina sobrealimentados de três e quatro cilindros. Além do já referido 1.0, a nova família de motorizações para o Renegade inclui o motor de 1,3 litros com 150 cv ou 180 cv e 270 Nm de binário e os renovados diesel 1.6 e 2.0 MultiJet II com SCR (Redução Catalítica Selectiva), todos Euro 6/D. Os motores da gama do novo Renegade 2019 podem ser equipados com caixa manual de seis velocidades, com DDCT (Transmissão de Dupla Embraiagem a Seco) ou com transmissão automática de nove velocidades, que proporcionam sempre uma condução suave e confortável.

Com mais de 73 novas matrículas em 2017, o Renegade foi o SUV Jeep recordista de vendas na Europa, com enfoque, por exemplo, nos grandes mercados da Itália, da França, da Espanha, da Alemanha e do Reino Unido. Em Maio deste ano, o Renegade foi o modelo Jeep recordista de vendas no mercado europeu, com acréscimo de vendas de 19,1% comparado com o mesmo mês de 2017. O proeminente papel do Renegade foi ainda confirmado nos primeiros cinco meses do ano, tanto na Europa como em muitos dos seus principais mercados.

Pormenores, espaço e funcionalidade no interior e capacidades lendárias off-road

O interior do Renegade oferece uma estética genuína e moderna, em sintonia com o ADN da marca. O habitáculo caracteriza-se pela grande atenção dedicada aos pormenores, com inovadoras combinações de cores, materiais de qualidade, conteúdos de alta tecnologia e práticos e funcionais compartimentos de arrumação. Desde que foi lançado, vai para cinco anos em breve, o Renegade sempre se distinguiu pela funcionalidade geral.

Disponível em configurações com tracção a duas ou a quatro rodas, a lendária capacidade da Jeep em off-road é garantida no Renegade por dois avançados sistemas 4×4: Jeep Active Drive e Jeep Active Drive Low, que asseguram performances no topo do segmento em todas as condições de utilização. O Jeep Selec-Terrain dispõe de quatro modalidades (Auto, estabelecida por defeito com eixo traseiro desconectado; Snow, com tracção 4×4 regulada para reduzir a subviragem; Sand e Mud, com tracção 4×4 para maximizar a aderência a baixa velocidade e promover a rotação das rodas) para óptima resposta em todas as superfícies.

Segurança de topo: aventura em segurança

Ao volante do Renegade, além do constante apelo à aventura, sentimo-nos protegidos. A Jeep desenvolveu e introduziu neste B-SUV diversos sistemas de segurança de vanguarda, alguns de série e outros por opção, que incluem seis airbags de série e ESC (controlo electrónico de estabilidade) com ERM (sistema electrónico anticapotamento). O modelo de 2019 foi actualizado com novos conteúdos que complementam a oferta em termos de segurança, garantindo máxima protecção e conforto. Os sistemas de Alerta de Transposição de Faixa-Plus e Assistência Inteligente à Velocidade com Reconhecimento de Sinais de Trânsito são agora de série em toda a gama.

O Alerta de Transposição de Faixa-Plus utiliza o sensor óptico da câmara para avaliar a posição do veículo na estrada. Em caso de transposição involuntária dos limites da faixa, quando o sistema detecta um desvio da faixa sem ter sido accionado o indicador de direcção, o sistema de Assistência à Manutenção na Faixa providencia uma acção correctora para levar o veículo para a sua posição original.

O novo sistema de Reconhecimento de Sinais de Trânsito (TSR) é capaz de reconhecer sinais rodoviários, incluindo limites de velocidade com e sem restrições, e de avisar o condutor através de um alerta que pode ser visualizado no painel de instrumentos. Em combinação com o sistema de Assistência Inteligente à Velocidade (que pode ser operado confortavelmente através dos comandos no volante), a velocidade pode ser definida para os limites que o TSR identificou previamente. No entanto, o condutor é livre de ignorar as notificações do sistema e de rejeitar os limites de velocidade indicados pelos sinais de trânsito.

LEIA MAIS: Wrangler – a verdadeira demonstração de força [vídeo e fotos]

Um sistema actualizado de assistência automática ao estacionamento, park assist – park sense® (disponível depois do lançamento), simplifica as manobras de entrada e, agora também, de saída dos locais de estacionamento. Baseia-se nas mesmas funções já presentes no sistema anterior. A viragem automática é implementada através de sensores e câmaras, integrando a detecção de obstáculos laterais.

Para assegurar mais conforto e fornecer a funcionalidade intrínseca do Renegade, o modelo agora renovado dispõe de um actualizado Pack Function que inclui novos elementos, como retrovisores exteriores rebatíveis que se activam quando se tranca o veículo e vidros de comando eléctrico que podem ser comandados através do telecomando da chave. Todos os vidros dispõem de funcionalidade automática de subir/descer.

Para garantir máxima proteção, a completa oferta de sistemas de segurança opcionais do Jeep Renegade também inclui Alerta de Colisão Frontal-Plus com Travagem de Emergência Ativa (de série no Limited), Cruise Control Adaptativo, Monitorização dos Ângulos Mortos e Deteção de Veículos em Aproximação Traseira.

LEIA MAIS: Fiat 124 Spider – mais emoção, a mesma essência

Siga a Impala no Instagram

Impala Instagram


RELACIONADOS

Jeep Renegade – liberdade sem fronteiras dentro e fora da cidade [vídeo e fotos]

O Jeep Renegade é o primeiro SUV da marca construído em Itália e amplia, desde 2014, a gama norte-americana nascida para a guerra imposta fora de caminhos sem asfalto.