Disforia, o distúrbio (comum) que afeta homens e mulheres após o sexo

Já sentiu uma estranha sensação de tristeza após o sexo? É disforia, um distúrbio que afeta tanto homens como mulheres. Especialistas acreditam que o problema esteja relacionado com algum processo hormonal na amígdala neural, parte do cérebro que controla os sentimentos e emoções.

Disforia, o distúrbio (comum) que afeta homens e mulheres após o sexo

Já sentiu uma estranha sensação de tristeza depois do sexo? O momento de prazer até pode ter sido muito bom, mas no final, sem que nada o fizesse prever, acabou por se sentir infeliz? Se sim, não se preocupe, pois não está sozinho. Trata-se de um distúrbio, bastante comum, que afeta tanto homens como mulheres, chamado de Disforia. Em casos extremos, pode levar ao choro compulsivo, sensação de irritação e até agressividade para com o parceiro.

Para ler depois
Cinco truques para apimentar relações longas
Apimentar relações longas é um dos grandes desafios de muitos casais e estes cinco truques são ideais para manter a chama acesa (… continue a ler aqui)

Causas da disforia ainda não são conhecidas

Vários estudos já se debruçaram sobre o tema. Um deles, publicado em 2015, no Sexual Medicine, apurou que cerca de metade das mulheres já vivenciaram uma situação semelhante pelo menos uma vez na vida. Sendo que 5% das mulheres experienciaram essa condição múltiplas vezes no período de um mês.

Um outro, publicado no Jornal do Sexo e Terapia Conjugal, apurou que cerca de 40% dos homens já passaram pelo mesmo pelo menos uma vez na vida. E 4% viveram essa condição várias vezes no espaço de um mês.

As causas que provocam este distúrbio ainda não são conhecidas. Alguns especialistas acreditam que o problema esteja relacionado com algum processo hormonal na amígdala neural, parte do cérebro que controla os sentimentos e emoções. A genética é outro dos possíveis fatores apontados. Stress psicológico e fatores culturais também podem ser responsáveis por esta condição.

Foto: D.R.

Impala Instagram


RELACIONADOS