4 situações em que é aceitável mentir ao parceiro

Por vezes, mentir é necessário para o bem da relação.

4 situações em que é aceitável mentir ao parceiro

Desde que somos pequenos somos incutidos a nunca mentir. Independentemente da situação, a verdade é sempre o caminho a tomar. No entanto, de acordo com os especialistas, há situações em que mentir ao companheiro é aceitável. “As mentiras existem num espectro que varia de mentiras bastante inócuas de omissão a engano intencional com a intenção de prejudicar a outra pessoa”, explica a especialista em relacionamento Barbie Adler, em declarações à Best Life. “Nos relacionamentos, quer ficar o mais próximo possível do lado inócuo, porque a confiança e a empatia são os alicerces de relacionamentos saudáveis ​​e as mentiras podem corroer esses alicerces”, sublinha.

Ler depois
10 músicas que os casais mais ouvem durante o sexo

Privacidade

Problemas familiares, desconforto, infelicidade, preocupação, incompreensão, ofensa, ciúme, infidelidade, conflito, constrangimento e outros sentimentos menos positivos fazem com que a relação amorosa chegue ao fim. Ainda assim, não há nenhuma regra que diga que parceiro tem de estar a par de tudo o que acontece na sua vida e, por vezes, o melhor é mesmo guardar as coisas só para si. “Desafios de saúde mental, experiências passadas, informações financeiras ou detalhes sobre relacionamentos anteriores podem ser todos os assuntos que deseja manter em sigilo”, diz David Tzall, um psicólogo licenciado com sede no Brooklyn.

Magoar os sentimentos

Na maioria dos casos, mentiras inocentes são inofensivas. “Pode haver momentos em que o parceiro pede opinião sobre algo, como uma roupa nova ou um corte de cabelo”, aponta Amira Martin , LCSW-R, fundadora do grupo de terapia Amira For Her. “Em tais situações, pode ser aceitável contar uma mentira para evitar ferir os sentimentos de parceiro.” Porém, a especialista destaca que deve haver um equilíbrio entre honestidade e mentirinhas para não se cair na rotina da mentira.

Quando lhe pedem confidencialidade

Quem nunca teve de mentir para salvaguardar a privacidade de outra pessoa? Seja amigo ou familiar, provavelmente já esteve nessa delicada posição em que teve de mentir ao seu companheiro por respeito aos desejos de outrem. “Em tais situações, tente pesar o dano potencial que a revelação da informação pode causar em relação ao valor da honestidade no relacionamento”, sugere Laura Wasser, especialista em relacionamento.

Preparar uma surpresa

Se vai mentir para o seu parceiro é bom que seja por este motivo! Uma festa surpresa ou um presente inesperado é talvez a melhor justificação para ter de mentir. “Se o seu parceiro mencionou que deseja algo e decide comprá-lo como uma surpresa, pode haver momentos em que é melhor não lhe contar o que anda a fazer”, diz Joni Ogle, LCSW, CSAT, assistente social clínica. “Manter o segredo só irá aumentar a alegria que o parceiro sente ao receber sua surpresa.”

Junte-se a nós no Facebook

Foto: Pexels

 

Impala Instagram


RELACIONADOS