Nuno Azinheira Passa por “dez dias dolorosos” devido a surto de zona

“Quando acontece na cara, pode afetar o olho. Foi o meu caso”, explicou Nuno Azinheira sobre a Zona ou Herpes Zoster.

O jornalista e comentador da Passadeira Vermelha, da SIC, Nuno Azinheira sofreu com um surto de zona, tal como o próprio divulgou nas suas redes sociais. O jornalista, que realiza grandes entrevistas para a NOVA GENTE, contou que foram “dez dias dolorosos” em que se viu a recuperar da doença, que é uma variante da varicela.

“Quem me conhece, sabe que não utilizo as minhas redes sociais apenas para enaltecer os meus feitos ou valorizar as coisas boas. Para um homem da comunicação como eu, as redes sociais são um extensão de mim próprio. Seria estranho se mostrassem apenas uma parte de mim. Só as entendo se forem verdadeiras. E, por isso, não raras vezes partilho com os meus seguidores as minhas tristezas, dores e vulnerabilidades. Porque sou humano e porque entendo que a alguma visibilidade pública que tenho pode ajudar a dar projeção a temas que nos tocam a todos”, começou por contextualizar.
 

Nuno Azinheira vai regressar hoje ao pequeno-ecrã “depois de dez dias dolorosos, em casa, com um surto de Zona, ou Herpes Zoster, uma variante da Varicela. A Zona ataca normalmente na barriga, nas costas ou nas pernas. Às vezes, na cara. Coube-me a fava, logo a mim que tenho na televisão uma parte da minha atividade profissional”, escreveu em jeito de desabafo.

O comunicador continuou, num longo texto publicado no instagram, a partilhar mais sobre a Zona e o seu caso específico. “A partir dos 50 anos, um em cada três adultos que teve varicela em miúdo pode desenvolver a doença, caracterizada por comichão, surgimento de borbulhas, que crescem, que criam crosta e que provocam uma dor muitas vezes incapacitante. Quando acontece na cara, pode afetar o olho. Foi o meu caso, embora, felizmente, os exames hospitalares tenham revelado ausência de lesão interna no olho e apenas edema exterior e grande sensibilidade à luz. Hoje ainda há marcas em parte da minha testa — que os espectadores mais daqui a pouco não se deverão aperceber porque a maquilhagem faz milagres — e o olho está “quase” normal, como podem ver na foto principal, tirada agora mesmo”.

“Por coincidência, o meu surto de Zona aconteceu na semana em que @jorgegabrielpt deu a cara por uma nova campanha de divulgação da doença, da autoria dos laboratórios GSK e da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar. E é por isso que decidi revelar estas fotos. Porque a ignorância é o pior dos preconceitos. Se têm mais de 50 anos, falem com o vosso médico de família”, concluiu.

Texto: Tiago Miguel Simões; Fotos: Impala e Instagram

Impala Instagram


RELACIONADOS