Luís Costa Ribas já tem data para se estrear na TVI

Luís Costa Ribas já tem data para assumir as funções de correspondente da TVI nos Estados Unidos. Na SIC desde a sua fundação, o jornalista aceitou o convite da estação rival.

Luís Costa Ribas já tem data para se estrear na TVI

Luís Costa Ribas já tem data para se estrear na TVI

Luís Costa Ribas já tem data para assumir as funções de correspondente da TVI nos Estados Unidos. Na SIC desde a sua fundação, o jornalista aceitou o convite da estação rival.

Luís Costa Ribas fala pela primeira vez sobre o novo desafio que tem em mão. “A partir de 1 de maio, sou correspondente da TVI nos Estados Unidos. O Diretor de Informação, Anselmo Crespo, fez-me um convite muito bom e uma proposta intrigante, com um percurso novo para palmilhar”, frisa o jornalista, que trabalha a partir de Washington desde 1984.

Luís Costa Ribas deixa ainda um compromisso: “Colocarei na mesa tudo o que, nas últimas décadas, me foi dada a oportunidade de aprender nos quatro cantos do Mundo”. “Com alguns velhos amigos e muitos novos colegas, temos pela frente objetivos claros de uma informação popular, mas não sensacionalista. Mãos à obra, que o futuro é impaciente”, disse ainda.

A notícia da transferência de Luís Costa Ribas da SIC para a TVI foi confirmada pela nova casa do profissional, em comunicado, no início deste mês. “A TVI contratou o jornalista Luís Costa Ribas nas mesmas condições que o correspondente detinha noutra estação de televisão. Trata-se de um contrato de longa duração que comporta maior estabilidade e perspetivas de futuro para o próprio, ao mesmo tempo que possibilita à TVI reforçar a qualidade da sua equipa de profissionais da Informação”, disse, na altura, o canal.

A TV 7 Dias soube que a SIC ainda tentou travar a saída do jornalista, sem sucesso.

«Vivo há mais tempo na América do que vivi em Portugal»

Luís Costa Ribas é jornalista desde 1980, quando ingressou no extinto semanário Tempo, tendo ainda passado pela Rádio Renascença. “Em 1984, aterrei em Washington com um contrato com a emissora oficial dos Estados Unidos, Voice of America“, recorda, na apresentação que ainda tem no site da SIC Notícias. Do seu currículo destacam-se ainda passagens pela Lusa, O Independente, Público, O Jornal, Visão e TSF. Estava na SIC desde a sua fundação.

“A vida levou-me a todo o lado. Mais de 50 países e 230 cidades, guerra, terramotos, furacões, histórias de índios, cowboys e capitalismo, política, assuntos internacionais, eleições em três continentes, conversas com Salman Rushdie e Sylvester Stallone, Plácido Domingo e Whitney Houston, Bill Clinton e Boutros-Ghali, Jonas Savimbi e José Ramos-Horta. Mas o meu fascínio maior é a América, onde vivo há mais tempo do que vivi em Portugal, e as histórias que nela há sempre para contar e as coisas que nela há sempre para explicar”, aponta o jornalista no mesmo texto.

Texto: Dúlio Silva; Fotos: Arquivo Impala e D.R.

LEIA AINDA
Ljubomir Stanisic avalia em Hell's Kitchen concorrente com ligação a caso de suborno
Cristina Ferreira coloca Ljubomir Stanisic a concorrer contra si próprio
Ljubomir Stanisic vai estar, já no próximo domingo, dia 25 de abril, na SIC e na TVI em simultâneo. Cristina Ferreira “convocou” o chef para fazer frente a si mesmo. (… continue a ler aqui)

Impala Instagram


RELACIONADOS