António José Teixeira nomeado diretor de Informação da RTP

A nomeação surge na sequência de a indicação de José Fragoso para acumular a Direção de Programas com a de Informação do canal público ter recebido parecer negativo da ERC.

António José Teixeira nomeado diretor de Informação da RTP

António José Teixeira nomeado diretor de Informação da RTP

A nomeação surge na sequência de a indicação de José Fragoso para acumular a Direção de Programas com a de Informação do canal público ter recebido parecer negativo da ERC.

António José Teixeira foi nomeado Diretor de Informação da RTP. «O Conselho de Administração decidiu indigitar uma nova Direção de Informação de televisão, com todas as capacidades para desenvolver um serviço público de excelência», começou por informar a empresa em comunicado.

LEIA DEPOIS
Bárbara Bandeira reage depois de «ridicularizada» por Jorge Corrula

Desta forma, António José Teixeira foi nomeado Diretor de Informação, Adília Godinho e Joana Garcia (com a informação diária e RTP3), Carlos Daniel (com os programas de informação não diários) e Hugo Gilberto (com a redação do Porto e o desporto) Diretores Adjuntos e Luísa Bastos e Rui Romano Subdiretores.

A nomeação surge na sequência de a indicação de José Fragoso para acumular a Direção de Programas com a de Informação do canal público ter recebido parecer negativo da Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC).

«O Conselho Regulador da ERC, reunido a 23 de dezembro de 2019, deliberou dar parecer negativo à proposta de acumulação dos cargos de Director de Programas da RTP1, RTP Internacional e RTP3 com os cargos de Director de Informação da RTP1, RTP Internacional e RTP3, ficando prejudicada qualquer outra apreciação das nomeações apresentadas até ao envio de novo pedido de parecer», justificou, então, o regulador.

António José Teixeira integra a Direção de Informação da televisão do Estado desde 2016, primeiro como adjunto de Paulo Dentinho e depois como adjunto de Maria Flor Pedroso. Esta, recorde-se, pediu demissão à administração liderada por Gonçalo Reis, em dezembro, na sequência de várias polémicas que não lhe deram «condições para prossecução de um trabalho sério, respeitado e construtivo» na Informação da RTP. A intenção foi aprovada pelo Conselho de Administração.

Cândida Pinto, Helena Garrido, Hugo Gilberto e António José Teixeira, que compunham a equipa liderada por Maria Flor Pedroso, também puseram, na altura, o seu lugar à disposição. A exoneração da Direção de Flor Pedroso e consequente nomeação da de António José Teixeira ainda carecem de parecer positivo da ERC.

Este será o maior desafio profissional para o jornalista. Em televisão, António José Teixeira dirigiu a SIC Notícias entre 2007 e 2015, altura em que saiu do grupo que detém o canal «a seu pedido», como foi explicado na altura.

Texto: Dúlio Silva| Fotografias: Impala

LEIA MAIS
Meteorologia: O tempo para quarta-feira, 8 de janeiro

Impala Instagram


RELACIONADOS