Caroços no corpo… o que poderá ser?

Caroços assustam-nos, mas na maioria das vezes, não são motivo de alarme. Conheça as principais razões do seu aparecimento e algumas dicas para os evitar.

Caroços no corpo... o que poderá ser?

Caroços no corpo… o que poderá ser?

Caroços assustam-nos, mas na maioria das vezes, não são motivo de alarme. Conheça as principais razões do seu aparecimento e algumas dicas para os evitar.

Encontrar caroços em qualquer que seja a parte do corpo nunca é agradável. Muitas pessoas entram logo em desespero, alimentando o medo de ser algo mais sério, porém, muitos destes corpos estranhos surgem sem aviso prévio, assim como desaparecem sem darmos conta e são, normalmente, inofensivos, isto é, benignos.

Algumas pessoas têm mais tendência do que outras para este tipo de situação e nos mais variados locais do corpo, tal como braços, axilas, pernas, virilha e pescoço, entre outros.

LEIA MAIS Dia do Orgasmo: os 5 pontos mais excitantes para elas

Dia do Orgasmo: os 5 pontos mais excitantes para elas

Mas ainda que a maioria dos caroços, quistos ou nódulos que surgem no nosso corpo não seja maligna, é sempre importante procurar uma opinião médica, já que algumas protuberâncias podem realmente ser um indício de uma doença mais séria – sobretudo, se tais caroços mudarem de cor ou doerem.

Qualquer situação não normal no organismo deverá sempre ser analisada por um profissional e nunca ignorada, até porque ficará mais descansada. Para não entrar em desespero, conheça algumas das causas do aparecimento destes caroços indesejáveis.

CAROÇOS NA VIRILHA

Os caroços na virilha são os mais comuns. Apesar de serem aqueles que mais assustam, já que são um dos indícios de doenças sexualmente transmissíveis, podem muitas vezes surgir devido a reações alérgicas a algum produto ou aparelho de depilação. Podem ainda resultar de algum traumatismo ocasionado por lesões, como elásticos da roupa interior ou mesmo vestuário muito apertado.

Os caroços que surgem na região púbica podem ainda ser glândulas sebáceas obstruídas, geralmente, ocasionadas por aparelhos depilatórios. Normalmente, não doem, podem durar anos e desaparecem de uma hora para a outra.

Como evitar?

Usar cremes ou óleos que evitem o bloqueio dos poros. Para quem tem caroços nessa zona do corpo, o mais aconselhável é fazer compressas com água quente, porque ajudam a abrir os poros.

CABEÇA E COSTAS

Por norma, os caroços que surgem em partes do corpo como pernas, braços, costas e ainda o couro cabeludo podem ser uma acumulação de células de gordura e são diagnosticados como lipomas. Não são malignos, porém, tendem a assustar devido ao seu crescimento exagerado (pode chegar ao tamanho de uma laranja).

Neste tipo de casos, o mais indicado é procurar um médico, de forma a remover o caroço.

Como evitar?

Usar um esfoliante durante o banho poderá auxiliar, visto que remove as células mortas e desobstruí os poros.

MÃOS E PÉS

É comum aparecerem nas mãos e nos pés pequenos quistos, cheios de líquido, que podem aumentar de tamanho. Normalmente, este tipo de caroços surge devido a inflamações oriundas de tendões ou por movimentos repetitivos realizados em excesso. Tal como aparecem repentinamente, também desaparecem facilmente, assim que a inflamação é curada. Deste modo, é sempre preferível encontrar ajuda médica.

Como evitar?

Ao fazer movimentos repetitivos, ou que exijam muito esforço, a dica é alternar braços ou pés e fazer pausas frequentes para realizar alongamentos.

PESCOÇO

Os caroços no pescoço podem ser resultado de um inchaço nos gânglios linfáticos, provocados por infecções que, normalmente, aparecem quando a imunidade do corpo está baixa.

Como evitar?

Ingerir muita água pode ser uma grande ajuda, já que, segundo os especialistas, beber até oito copos de água por dia contribui para expulsar vírus e bactérias. Caso os carocinhos persistam, é mesmo melhor consultar um especialista.

LEIA TAMBÉM: Cinco alimentos que aumentam a inteligência

Conheça os 5 alimentos que aumentam a inteligência

Impala Instagram


RELACIONADOS