Sete jogos para idosos que estimulam a mente

Nesta fase da vida, a capacidade cognitiva começa a mostrar sinais de declínio. Por isso, é preciso procurar novas formas de manter o cérebro ativo novamente. Conheça 7 jogos para idosos que ajudam a combater o envelhecimento mental e físico.

Sete jogos para idosos que estimulam a mente

Sete jogos para idosos que estimulam a mente

Nesta fase da vida, a capacidade cognitiva começa a mostrar sinais de declínio. Por isso, é preciso procurar novas formas de manter o cérebro ativo novamente. Conheça 7 jogos para idosos que ajudam a combater o envelhecimento mental e físico.

Entre os principais transtornos que acometem às pessoas na terceira idade, estão as deficiências cognitivas, principalmente as relacionadas com a perda da memória. Neste sentido, os jogos para idosos trazem benefícios que ajudam a combater e a prevenir algumas dessas doenças, além de facilitar as atividades quotidianas. Assim, tal como exercícios físicos ou simples passeios, eles podem estimular atividades cerebrais essenciais, já que requerem raciocínio lógico, memória, tomada de decisão e outras habilidades.

Sete jogos para idosos que ajudam e animam

1. Jogo da Memória

O próprio nome do jogo demonstra um dos benefícios que ele traz para os idosos. exige que a pessoa exercite o raciocínio para identificar as peças iguais. O jogo da memória otimiza a capacidade de compreensão, pois são estimuladas as áreas do cérebro que costumam atrofiar com o passar do tempo, proporcionando mais segurança e tranquilidade para executar as atividades do dia a dia.

2. Bingo

É um ótimo exercício mental para os idosos, já que, por mais simples que possa parecer, desenvolve a atenção e a coordenação motora, pois o jogador precisa ouvir o número que sai e preencher o cartão rapidamente. O bingo pode ser também um momento de convívio social prazeroso, o que é primordial para manter a felicidade e a motivação dos idosos.

3. Palavras cruzadas

Contribuem para a manutenção de conhecimentos gerais, além de ajudarem a conhecer assuntos diferentes. Por esse fator, é uma atividade muito boa para manter o cérebro atuante e preparado para novas descobertas. Além disso, as palavras cruzadas são consideradas uma alternativa de prevenção para algumas doenças, como o Alzheimer, visto que aumentam a capacidade de raciocínio lógico, estimulam a atenção e trabalham a memória.

4. Xadrez

É outra opção de jogo para desenvolver o raciocínio lógico e estratégico do idoso. Ele deve ser jogado entre duas pessoas, proporcionando momentos de descontração e alegria. O jogo contribui para melhorar a desenvoltura no momento das decisões, ajudando a pessoa a resolver problemas e a encontrar soluções para as tarefas quotidianas.

5. Mímica

Neste jogo, o objetivo é tentar representar um filme, um animal ou até outra pessoa usando apenas o movimento do corpo, sem a fala. A atividade é muito estimulante para o idoso, pois impulsiona a criatividade e exercita a capacidade de pensar, com a procura de soluções e respostas.

6. Cartas e dominó

São muito positivos para a manutenção e o desenvolvimento cognitivo do cérebro. A atividade requer conhecimento das cartas e peças, o que estimula a procura por informações antigas no cérebro que desenvolvem o raciocínio lógico e a tomada de decisões.

7. Puzzles e lego

Este tipo de atividade contribui para estimular o raciocínio lógico e a tomada de decisões. A pessoa deve encontrar a melhor solução, ao mesmo tempo que tem a necessidade de escolher as peças que deverão ser encaixadas. A habilidade  de resolver problemas lógicos e emocionais é fortalecida.

Texto: Mário Rui Santos

Impala Instagram


RELACIONADOS