Teletrabalho, confinamento e o agravamento de desconforto e secura ocular
Com o aumento do teletrabalho em período de confinamento, o número de utentes com queixas de desconforto e secura ocular tem vindo a aumentar.
Com o aumento do teletrabalho em período de confinamento, o número de utentes com queixas de desconforto e secura ocular tem vindo a aumentar.
Os fatores que podem estar a contribuir para este aumento são:
- Uso abusivo de computadores e telemóveis:
Solução: O uso do computador e telemóveis deve ser feito com períodos regulares de descanso (regra 20-20-20: por cada 20 minutos a trabalhar deve passar 20 segundos a olhar para uma distância superior a 20 pés, ou seja, 6 metros). Deve também pestanejar frequentemente para assegurar uma boa lubrificação ocular.
A utilização de óculos em detrimento de lentes de contacto e a lubrificação ocular adicional com lágrimas artificiais (sem conservantes) ajuda no alivio dos sintomas de secura ocular.
- Falta de exposição a luz natural
Solução: A exposição a luz natural é essencial ao normal desenvolvimento ocular, particularmente em crianças. Já foi demonstrado que as crianças que passam menos tempo expostas a luz natural apresentam uma prevalência de miopia superior. Deve ser incentivado o exercício ao ar livre em estrito e paralelo cumprimento das recomendações da Direção Geral de Saúde relativamente aos deveres cívicos impostos na crise covid-19.
- Exposição ocular a agentes irritantes
Solução: Deve ter cuidado no manuseamento de agentes irritantes como soluções de álcool-gel, evitando o contacto ocular.
Dr. Ricardo Portugal
Médico Especialista em Oftalmologia – OM45841
Coordenador de Oftalmologia do Hospital Privado de Gaia
Siga a Impala no Instagram