Fernando Santos é o primeiro atleta com diabetes a propor-se às SuperHalfs

Atleta federado na modalidade de Atletismo, Fernando Santos tem diabetes e as crises de hipoglicemia chegaram a ditar-lhe o afastamento da prática desportiva.

Fernando Santos é diabético e corre maratonas. Atleta federado na modalidade de Atletismo, tem diabetes tipo 1 e as crises de hipoglicemia chegaram a ditar-lhe o afastamento da prática desportiva. Contudo, não o travaram por muito tempo. Voltou a correr, controla a doença, usa bomba de insulina e é atleta medalhado.

Aos 52 anos e em representação da Diabetes Team Portugal, propõe-se agora a mais um grande desafio – participar nas SuperHalfs, conjunto de cinco meias-maratonas a cumprir num só ano em cinco países europeus. O objetivo de Fernando Santos é desmistificar o assunto e mostrar que com diabetes se consegue fazer desporto, manter a glicemia controlada e ser a primeira pessoa com esta doença a participar numa exigente prova como esta.

O que são as SuperHalfs em que Fernando Santos vai participar

Fernando Santos é o primeiro atleta com diabetes a propor-se às SuperHalfs
Fernando Santos necessita de apoio para poder representar o País [saiba como ajudar no final do artigo]
O circuito SuperHalfs junta cinco das mais belas corridas do mundo, com o objetivo de promover a corrida, o turismo e a sustentabilidade ambiental. Inclui as meias maratonas de Lisboa, Praga, Copenhaga, Cardiff e Valência. Foi lançado em setembro de 2019, mas esteve suspenso por causa da pandemia.

Neste conjunto de cinco provas, consideradas as melhores da Europa, o atleta é portador de um passaporte digital que vai sendo validado conforme as provas que vai completando. Por norma, a maior parte dos atletas faz as cinco meias maratonas em 36 meses, que é o tempo máximo permitido. Num ano, são muito poucos os que conseguem e nenhum deles sofre da diabetes. Assim, Fernando Santos será o primeiro atleta a tentar alcançar este resultado.

Quando e onde vão acontecer as SuperHalfs

1ª Meia maratona de Lisboa, 12 de março
2ª Meia maratona de Praga, 1 de abril
3ª Meia maratona de Copenhaga, 17 de Setembro
4ª Meia maratona de Cardiff, 1 de outubro
5ª Meia maratona de Valência, 22 de outubro

Para que este projeto seja possível de concretizar, Fernando Santos precisa porém de ajuda para suportar a maior parte dos custos de deslocação e de inscrição. Qualquer particular ou empresa que se sensibilize com a causa poderá ajudar ou patrocinar, através de contacto telefónico (918 124 254) ou por e-mail.

Impala Instagram


RELACIONADOS