Afinal, bares podem reabrir domingo. Governo enganou-se

Os bares podem, afinal, abrir a partir de domingo. O Governo enganou-se, esta quinta-feira, ao apresentar novas medidas de desconfinamento. Os espaços ficam sujeitos às regras aplicadas aos restaurantes. Saiba o que muda nos bares e restaurantes

Afinal, bares podem reabrir domingo. Governo enganou-se

Afinal, bares podem reabrir domingo. Governo enganou-se

Os bares podem, afinal, abrir a partir de domingo. O Governo enganou-se, esta quinta-feira, ao apresentar novas medidas de desconfinamento. Os espaços ficam sujeitos às regras aplicadas aos restaurantes. Saiba o que muda nos bares e restaurantes

Os bares podem, afinal, reabrir a partir de domingo, dia 1 de agosto, mas sujeitos às regras aplicadas aos restaurantes no âmbito da pandemia. O Governo enganou-se, esta quinta-feira, ao apresentar as novas medidas de desconfinamento.

Segundo informação disponibilizada no portal do Governo, o Conselho de Ministros incluiu a reabertura dos bares, “sujeitos às regras da restauração”, na primeira fase do plano de levantamento gradual das restrições que aprovou esta quinta-feira. Fonte oficial da Presidência do Conselho de Ministros explicou à Lusa que os bares terão de funcionar com as regras de limites de lotação e de ocupação dos espaços impostas aos restaurantes.

Assim, os clientes dos bares terão, por exemplo, de se manter sentados e terão de ser respeitados limites no número de pessoas por mesa, disse a mesma fonte. Esta informação corrige a que foi inicialmente divulgada no final do Conselho de Ministros e apresentada pelo primeiro-ministro, António Costa, segundo a qual os bares permaneceriam encerrados na fase de levantamento de restrições que se inicia no próximo domingo.

Segundo a informação disponibilizada no portal do Governo dedicado à pandemia, “os estabelecimentos de restauração e similares” passam, em 01 de agosto, a poder estar abertos até às 2:00 da madrugada e com “a regra do máximo de 6 pessoas por mesa no interior ou 10 pessoas nas esplanadas”.

“Os bares e outros estabelecimentos de bebidas sem espetáculo e os estabelecimentos de bebidas podem funcionar, com sujeição às regras estabelecidas para o setor da restauração e similares, desde que observem as regras e orientações em vigor e as especificamente elaboradas pela Direção-Geral da Saúde”, especifica a informação disponível no mesmo site.

Já na fase três do plano hoje aprovado pelo Conselho de Ministros, em outubro, os bares e discotecas “reabrem atividade habitual mediante apresentação de Certificado Digital COVID da UE ou de um teste com resultado negativo”, informa o Governo.

Até que horas posso ficar num bar ou restaurante?

Até às 2h, mas as entradas só são permitidas até à 1h da madrugada. Estes horários chegam com o fim da limitação de circulação na via pública até às 23h já a partir de 1 de agosto.

Continuo a precisar de apresentar teste negativo ou certificado digital ao fim de semana?

Sim. O governo estabeleceu que é obrigatório apresentar certificado digital e teste negativo para aceder a restaurantes, quando a refeição é feita no interior, aos fins de semana e feriados. A medida também se aplica aos bares, uma vez que estão sujeitos às regras da DGS implementadas para o setor da restauração.

Qual o número limite de pessoas com quem posso ir jantar?

Se ficar no interior, o número máximo de pessoas por mesa é de 6. Se optar pela esplanada pode reunir-se com mais, uma vez que o limite do número de pessoas por mesa é de 10 pessoas. Os mesmos números aplicam-se aos bares de todo o território nacional continental.

Afinal, quando vou poder ir a uma discoteca?

Apenas em outubro, na terceira fase do plano de desconfinamento. O governo definiu que nesta altura, as discotecas poderão reabrir a “atividade habitual mediante apresentação de Certificado Digital COVID da UE ou de um teste com resultado negativo”.

VEJA AGORA:

Covid-19: País reabre em três fases já a partir deste domingo [saiba quais são]
Covid-19: Acompanhe a comunicação de António Costa ao País sobre as decisões do Conselho de Ministros relacionadas com a reabertura do País (… continue a ler aqui)

 

Impala Instagram


RELACIONADOS