2017: Os 10 portugueses mais influentes do ano

2017 foi um ano em que vários portugueses destacaram-se tanto no plano nacional como internacional. Do mundo da música à política, recorde os 10 portugueses mais influentes de 2017.

  1. 1. Marcelo Rebelo de Sousa

  2. O professor catedrático e antigo comentador da TVI conquistou o coração dos portugueses como Presidente da República de Portugal desde 9 de março de 2016. Durante 2017, Marcelo Rebelo de Sousa, de 69 anos, tornou-se o «presidente dos afectos» demonstrando uma grande preocupação e relação de proximidade com a população portuguesa e as suas necessidades. Em termos políticos ,o professor também tem sido elogiado pela sua capacidade interventiva.
  3. 2. Bombeiros

    Os grandes heróis portugueses de 2017 foram irrevogavelmente todos os bombeiros portugueses, sobretudo nas tragédias que abalaram Portugal, especialmente entre junho (incêndios de Pedrógrão Grande) e outubro (incêndios que lavraram vários concelhos do Centro) de 2017, os bombeiros arriscaram a vida para salvar a vida de milhares de portugueses. Alguns destes corajosos profissionais chegaram mesmo a morrer a tentar impedir que as chamas lavrassem o nosso país.

  4. 3. António Guterres

  5. O antigo primeiro-ministro português António Guterres, 68 anos, tornou-se oficialmente o 9.º secretário-geral da ONU, a 12 de dezembro de 2016, com um juramento sobre a Carta das Nações Unidas, numa cerimónia na assembleia-geral da organização. Em 2017, o secretário-geral português destacou-se tendo em conta o papel determinante das Nações unidas perante as várias crises que se desenrolaram durante o ano. Da crise política e social na Venezuela às tragédias que envolveram a comunidade rohingya, António Guterres esteve no centro da decisão política internacional.

4. Cristiano Ronaldo

De herói nacional a embaixador de Portugal no mundo inteiro, Cristiano Ronaldo, de 32 anos, esteve no centro das atenções no panorama nacional e internacional. Para além de ser considerado o melhor jogador de futebol do mundo ao ter ganho a Bola de Ouro 2017 e ter sido campeão da Liga dos Campeões com o Real Madrid, o craque português foi pai de três filhos: Eva e Matheo, através de uma barriga de aluguer e de Alana Martina, fruto da relação com Georgina Rodriguez. Entre as controvérsias que envolveram o nascimento dos gémeos e a relação com Gio, Cristiano Ronaldo foi das celebridades mais faladas no mundo inteiro em 2017.

5. Sara Sampaio

Com apenas 26 anos, a manequim e modelo Sara Sampaio é umas personalidades portugueses de maior projecção internacional. Em 2017, a supermodelo consolidou a carreira e já é considerada um ícone no mundo da moda. Para além, de ter trabalho com algumas das marcas mais prestigiadas do mundo e ter sido capa das principais revistas de moda internacionais, Sara Sampaio pisou a passerelle da Victoria’s Secret pelo quinto ano consecutivo. A manequim portuguesa, que tem contrato com a marca de lingerie desde 2015, foi um dos ‘anjos’ do desfile de Xangai. De acordo com dados de 2016 publicados pelo Daily Mail, Sara Sampaio já tem uma fortuna acumulada na ordem dos 2,5 milhões de euros.

6. Mário Centeno

Mário Centeno foi eleito à segunda volta presidente do Eurogrupo, pelos ministros das Finanças do zona euro, no dia 4 de dezembro, numa votação votação realizada em Bruxelas. O ministro das Finanças português foi eleito na segunda volta, visto que nenhum dos candidatos conseguiu obter maioria simples. Mário Centeno torna-se assim o primeiro presidente português do Eurogrupo com 10 votos, em 19 homólogos. Centeno foi como um dos favoritos na corrida à liderança, juntamente com mais três candidatos: o luxemburguês Pierre Gramegna, o eslovaco Peter Kazimir e a letã Dana Reizniece-Ozola. Mário Centeno assume funções no dia 13 de janeiro de 2018, data em que termina o mandato do ainda atual presidente Jeroen Dijsselbloem. Mário Centeno ficará na presidência durante dois anos e meio.

7. António Costa

No último ano, o primeiro-ministro português, António Costa, de 56 anos, tem se destacado na política nacional e internacional. De acordo com prestigiada publicação Politico, António Costa é umas das personalidades internacionais «que está a moldar, agitar e fazer mexer a Europa». O Politico coloca o primeiro-ministro português em nono lugar na lista de personalidades mais influentes.

8. Constança Urbano de Sousa

Constança Urbano de Sousa foi uma das figuras públicas que mais se destacou em 2017, ao ter-se demitido do cargo de ministra da Administração Interna. Depois de várias críticas pela forma como agiu e se comportou na tragédia dos incêndios, que este verão (e outono) atingiram Portugal, ceifando mais de cem vida, Constança Urbano de Sousa apresentou a sua carta de demissão ao primeiro-ministro António Costa. E, à segunda vez que o fez, o líder do PS aceitou o pedido. A ex-ministra tornou-se um símbolo de denuncia sobre a ineficácia e falta de preparação do país e, consequentemente, do Governo perante os incêndios que devastaram Portugal.

9. Salvador Sobral

Salvador Sobral, 27 anos, foi apelidado de herói nacional, após ter levado Portugal a ganhar pela primeira vez o Festival Eurovisão da Canção, em Kiev, com o tema «Amar pelos dois», escrito pela irmã, Luísa Sobral. Desde a sua participação no festival da canção, Salvador Sobral tornou-se uma das figuras públicas mais acarinhadas dos portugueses, mas também das mais envoltas em polémicas. Com uma personalidade irreverente, Salvador Sobral é considerado por muitos uma celebridade particularmente «desbocada». Para além, de ter uma personalidade peculiar, Salvador Sobral sofreu de vários problemas de saúde que o colocaram no centro da atenção mediática. A Eurovisão arranca com as festividades a 3 de maio de 2018, em vários locais de Lisboa.

10. Manuel Maria Carrilho

Em 2017, centenas de mulheres pelo o mundo inteiro acusaram dezenas de figuras públicas de assédio ou abuso sexual. Como um grito de uma voz oprimida, o ano de 2017 foi marcado por uma certa noção de que estes crimes são hoje, na sociedade ocidental, intoleráveis. Em Portugal, o caso de violência doméstica entre Bárbara Guimarães e Manuel Maria Carrilho foi representativo desse mesmo movimento social. Ao fim de cerca de quatro anos de julgamento, Manuel Maria Carrilho, antigo ministro da cultura foi absolvido do crime de violência doméstica. A 15 de dezembro, o tribunal considera que o arguido «estava sob muita pressão». Apesar de ser obrigado a pagar uma multa de 900 euros e 3 mil euros de indemnização a Bárbara, muitas foram as celebridades e pessoas anónimas que surgiram em defesa da apresentadora e mostraram-se surpreendidas e insatisfeitas com o desfeche do julgamento.

Impala Instagram


RELACIONADOS