TeleTrade: Relatórios bancários como um teste amargo para outros setores

Dinheiro mais caro pode ser um fardo extra para outras empresas, mas eles são uma fonte clara de melhor lucro bancário, bem como os rendimentos elevados de títulos governamentais que se estão a aproximar de 1,8% novamente para os títulos de referência do Tesouro dos EUA de 10 anos.

TeleTrade: Relatórios bancários como um teste amargo para outros setores

O setor financeiro dos EUA parece ser o principal, se não o único local de segurança real depois do mercado ter sido prejudicado pela redução do Federal Reserve com outros planos possíveis de aumentos de taxas, de acordo com o analista da TeleTrade Ilya Frolov (https://www.teletrade.eu/pt). Embora o impacto desses planos tenha diminuído um pouco agora, os relatórios de resultados bancários do quarto trimestre, que já começaram a ser divulgados, têm um escopo especial.

Os CEOs dos bancos aparentemente estão otimistas com toda a perspectiva de 2022, e geralmente as ações financeiras tendem a fazer o melhor ou pelo menos a se comportar de maneira bastante positiva antes do início dos ciclos de aumento das taxas do que poderiam realizar mais tarde, quando as taxas são realmente aumentadas. Dinheiro mais caro pode ser um fardo extra para outras empresas, mas eles são uma fonte clara de melhor lucro bancário, bem como os rendimentos elevados de títulos governamentais que se estão a aproximar de 1,8% novamente para os títulos de referência do Tesouro dos EUA de 10 anos.

Começou na sexta-feira passada quase 3,5% abaixo do preço de encerramento do dia anterior, as ações do Citigroup recuperaram cerca de três quartos dessas perdas, cumprimentando um fluxo resoluto daqueles dispostos a comprar nas novas quedas. As preocupações com custos podem se tornar a única desculpa fundamental para o primeiro declínio de preços, já que as despesas do grupo aumentaram 18%, para 13,5 biliões de dólares, enquanto os custos aumentaram apenas 8% se excluirmos o impacto dos desinvestimentos na Ásia. Isso aconteceu por causa de investimentos contínuos na transformação do banco, investimentos liderados por negócios e despesas relacionadas à receita, de acordo com a nota dos clientes. Como observa o analista da TeleTrade, movimentos de preços cautelosos adicionais foram limitados devido às expectativas da multidão de números ainda mais altos no relatório real, contra o consenso da pesquisa oficial dos especialistas de Wall Street.

Na verdade, o Citigroup já mostrou resultados muito bons, pois registou lucros de 1,46 dólares por ação no trimestre, superando facilmente as estimativas de consenso de 1,37 dólares por ação, embora ainda fosse 24% menor ano a ano. Mais uma vez, se excluirmos o impacto antes de impostos de cerca de 1,2 bilião de dólares devido às alienações dos negócios de consumo do Citigroup na Ásia, os lucros chegaram a 1,99 dólares por ação, o que pode ser considerado como se tivessem aumentado 4,0%. As receitas claramente aumentaram cerca de 1% em uma base anual para 17 biliões de dólares, superando as expectativas da pesquisa de 16,77 biliões de dólares.

Receitas mais baixas no segmento de mercados de renda fixa podem ser atribuídas como um vento contrário, que poderia ser facilmente alterado quando as taxas de juros do Fed subissem, empurrando os preços dos ativos de renda fixa para novos máximos. O Citigroup também informou empréstimos totais de 668 biliões de dólares, cerca de 1% abaixo do trimestre do ano anterior, já que o volume total de depósitos cresceu mais de 3%, para 1,32 triliões de dólares. Em 2021, o Citigroup quase dobrou o lucro líquido de 22 biliões de dólares, em comparação com 2020. A previsão de preço médio das ações do Citigroup de 77,79 de dólares por enquanto sugere mais de 16% de potencial de alta em relação aos níveis atuais, com uma classificação de consenso de “Compra Moderada” com base em 8 compras e 7 Retenções.

Enquanto isso, o JPMorgan Chase atingiu uma receita ligeiramente modesta de 29,26 dólares, que foi 390 milhões de dólares abaixo dos valores do trimestre anterior, com uma queda de 6,15% nos preços, o que não é surpreendente após o recente recorde histórico das ações do JPMorgan no final de outubro, e preços relativamente altos na véspera do lançamento do quarto trimestre. Outros movimentos de preços podem se tornar um sério teste de estresse não apenas para o JPMorgan, mas também para outros grupos bancários gigantes que ainda precisam reportar nos próximos dias.

Os ganhos do setor financeiro incluirão os resultados do Goldman Sachs, The Bank of America, Charles Schwab e BNY Mellon na terça-feira, 18 de janeiro, seguidos pelo Morgan Stanley e US Bancorp na quarta-feira, 19 de janeiro, sentimento predominante para perceber relatórios para outras partes do mercado, incluindo ações de crescimento e tecnologia, porque os negócios bancários geralmente são críticos para a recuperação de toda a economia.

Isenção de responsabilidade:

As análises e opiniões aqui fornecidas destinam-se exclusivamente a fins informativos e educacionais e não representam uma recomendação ou conselho de investimento da TeleTrade.

 

Ilya Frolov, Chefe de Gestão de Portfólio, TeleTrade

Impala Instagram


RELACIONADOS