TeleTrade: Para onde irão os fluxos de investimento após a reunião do BCE?

Os resultados da reunião do Banco Central Europeu (BCE) provavelmente deixarão os investidores com mais perguntas do que respostas, não importa como os acentos verbais sejam colocados na coletiva de imprensa da presidente Christine Lagarde, segundo o analista TeleTrade Ilya Frolov

TeleTrade: Para onde irão os fluxos de investimento após a reunião do BCE?

Os resultados da reunião do Banco Central Europeu (BCE) provavelmente deixarão os investidores com mais perguntas do que respostas, não importa como os acentos verbais sejam colocados na coletiva de imprensa da presidente Christine Lagarde, segundo o analista TeleTrade Ilya Frolov (https://www.teletrade.eu/pt).

Na última reunião do BCE de 2 a 3 de fevereiro, o texto do comunicado foi adotado, encerrando as compras líquidas de ativos de acordo com o programa PEPP até o final de março de 2022. Esse passo parece ter como objetivo reduzir o conjunto de estímulos monetários para a economia e os mercados. No entanto, não houve sinais suficientes para novas medidas para apertar a política monetária na Europa, a fim de conter a inflação.

Todas as pistas que a comunidade de especialistas tentou ver quase sob uma lupa se limitaram ao fato de que a chefe do BCE simplesmente não repetiu mais uma vez seu comentário anterior favorito sobre a baixa probabilidade de começar a aumentar a taxa de juros este ano. Em vez disso, ela enfatizou que os riscos inflacionários de curto prazo estão crescendo, sem dizer quando e como exatamente o BCE planeja responder a eles. Mas isso foi suficiente para aumentar quase do nada as suspeitas sobre um possível aumento da taxa até o final de 2022.

Um apelo explícito a uma abordagem prudente foi contido, como se viu, nas atas da mesma reunião de fevereiro. Além disso, apontaram para um aumento das tensões geopolíticas e uma fase prolongada de altos custos de energia com o risco de aumentar a pressão sobre os custos nos setores produtivos intensivos em energia e, portanto, também sobre o investimento e a atividade de consumo. Mas isso foi muito antes da fase quente da escalada do conflito russo-ucraniano, quando o petróleo era cotado não mais caro do que os “patéticos” agora US$ 90 por barril, e o rali em muitas outras commodities foi colocado em pausa, e os efeitos bumerangue para a economia europeia e os bancos europeus das sanções impostas contra Moscou ainda não existiam.

O leitmotiv do funcionário do BCE, economista-chefe Philip que falou por último antes da semana de silêncio antes da reunião de 2 de março foi um aviso de que “O BCE não deve exagerar com uma resposta à alta inflação de médio prazo.”

O presidente da Reserva Federal dos Estados Unidos, Jerome Powell, mencionou anteriormente um aumento modesto de 0,25% da taxa em 16 de março. Um cenário similar “hard-soft” será considerado pelos investidores na Europa, acredita o analista da TeleTrade.

Nesse sentido, os ativos americanos, dados os problemas geograficamente distantes no centro da Europa, provavelmente continuarão a ser mais populares entre os investidores. Empresas emblemáticas da bolsa Nasdaq, como Apple, Amazon ou Google, cujos orçamentos e planos de desenvolvimento dependem das condições globais, mas não estão particularmente relacionados à disponibilidade de taxas sobre dinheiro emprestado, provavelmente terão maior demanda do que as ações da maioria dos outros EUA. e empresas europeias. As ações desses gigantes da tecnologia com fluxos de receita distribuídos globalmente podem até ser vistas como quase uma proteção contra a alta inflação junto com o ouro.

Alguns varejistas americanos, como a rede de Supermercados Target, podem se tornar outra área de atividade de investimento. O interesse por marcas no mercado consumidor norte-americano será estimulado pela boa saúde do mercado de trabalho norte-americano, que expandiu em 678 mil novos empregos em fevereiro. Ao mesmo tempo, o desemprego diminuiu para 3,8%, ou seja, apenas 0,3 p.p. abaixo dos níveis recordes pré-pandemia.

As favoritas dos investidores continuam sendo as companhias de petróleo dos EUA, incluindo os gigantes como a Chevron, que estabeleceu seu recorde histórico de capitalização de todos os tempos neste mês, ou a Exxon Mobil, que está a caminho. Mas outras companhias petrolíferas menores dos EUA inevitavelmente continuarão a colher enormes benefícios, mesmo que os preços do petróleo nunca atinjam níveis acima de US$ 150 o barril.

Isenção de responsabilidade:

As análises e opiniões aqui fornecidas destinam-se exclusivamente a fins informativos e educacionais e não representam uma recomendação ou conselho de investimento da TeleTrade.

 

Ilya Frolov, Chefe de Gestão de Portfólio, TeleTrade

Impala Instagram


RELACIONADOS