Supermercados já racionam venda de óleo de girassol

Portugal importa da Ucrânia grande parte do óleo de girassol. Algumas grandes superfícies comerciais portuguesas, como o Continente e a Mercadona, já estão a racionar a venda desse produto e só permitem a cada cliente comprar três litros ou três unidades de óleo alimentar.

Supermercados já racionam venda de óleo de girassol

Algumas das grandes superfícies comerciais em Portugal, como o Continente e a Mercadona, já estão a racionar a venda de óleo de girassol aos clientes. Isto porque uma parte desse produto é importado da Ucrânia. No caso do primeiro supermercado, só é permitido comprar três unidades do produto. No caso do segundo, três litros.

VEJA AINDA
Governo corta no IVA para baixar preço dos combustíveis a partir desta 6.ª feira

Segundo uma orientação interna a que o Jornal de Notícias teve acesso, as lojas Continente foram instruídas a “limitar para três unidades, por ato de compra”, a venda de óleos alimentares. A empresa justificou a medida com “o aumento acentuado na procura” que a cadeia de supermercados tem vindo a sentir “nos últimos dias”. A limitação vai vigorar até ao final do mês, sendo aplicada a “todas as marcas de óleo, incluindo marca própria”. No caso da Mercadona, fonte oficial da cadeia espanhola que tem várias lojas em Portugal confirmou que o racionamento está em vigor, apenas para “óleo de girassol”, sem adiantar previsão do término.

Mas nem todas as cadeias portuguesas estão a limitar a venda destes produtos. O Lidl Portugal garantiu ao JN que o trabalho “decorre dentro do que é habitual, não havendo racionamento na distribuição para as lojas”.

Em causa estarão preocupações com o futuro do abastecimento de óleo, uma vez a Ucrânia é um dos maiores produtores de sementes de girassol. A sementeira do girassol é feita em março. Consequentemente, a guerra no país poderá colocar em causa a próxima colheita.

Foto: UnSplash

Impala Instagram


RELACIONADOS