SpaceX falha lançamento de maior nave espacial que explode ao fim de pouco minutos

A empresa aeroespacial norte-americana SpaceX falhou hoje, ao fim de poucos minutos, o lançamento da nave Starship e do foguetão Super Heavy no primeiro voo de ensaio na órbita terrestre, sem carga nem tripulação.

SpaceX falha lançamento de maior nave espacial que explode ao fim de pouco minutos

O veículo, o maior e mais potente formado por dois módulos integrados – o Super Heavy e a Starhip – explodiu no ar depois de ter descolado da plataforma de lançamento, na base Starbase, da SpaceX, do magnata Elon Musk. Foi a segunda tentativa gorada de lançamento da nave e do foguetão juntos, depois de na segunda-feira um problema técnico ter impedido a descolagem.

Para ler depois
Bombeiros retiram corpo que estava em falésia de difícil acesso no Cabo Espichel

Juntos, os dois módulos – Super Heavy e Starship – têm 120 metros de altura e capacidade para transportar mais de 100 toneladas de carga. O plano de voo previa que o foguetão se separasse da nave cerca de três minutos após a descolagem e caísse nas águas do Golfo do México. Em seguida, a nave Starship ligaria os seus seis motores e continuaria a sua ascensão sozinha, até uma altitude de aproximadamente 150 quilómetros.

Depois de fazer pouco menos de uma volta à Terra, durante cerca de uma hora, a nave amararia no oceano Pacífico. É com a Starship, concebida para viagens à Lua e a Marte, que a agência espacial norte-americana (NASA) pretende levar em 2025 novamente astronautas para a superfície lunar, no caso a primeira mulher e o primeiro negro, ao abrigo do novo programa lunar Artemis. Apenas astronautas norte-americanos, 12 ao todo e todos homens, pisaram a Lua, entre 1969 e 1972, no âmbito do programa Apollo.

Impala Instagram


RELACIONADOS