Secretário de Estado da Educação diz que 3º período vai acontecer. Alunos serão avaliados

João Costa, secretário de Estado da Educação, refere que é preciso deixar uma mensagem de serenidade: «O terceiro período vai acontecer, perto ou longe, e os alunos terão as suas classificações finais».

Secretário de Estado da Educação diz que 3º período vai acontecer. Alunos serão avaliados

Numa altura em que os professores do ensino básico ao superior se queixam da falta de “orientações claras” do Governo, o secretário de Estado da Educação refere que é preciso deixar uma mensagem de serenidade: «O terceiro período vai acontecer, perto ou longe, e os alunos terão as suas classificações finais».

Em direto no programa Você na TV!, da TVI, João Costa referiu, no entanto, que o primeiro-ministro já admitiu que os alunos devem ficar em casa muito depois das férias da Páscoa. «Não vamos ter uma reabertura do terceiro período presencial, aquilo que estamos a fazer é articular com as escolas princípios orientadores para o ensino à distância  e temos em cima da mesa vários cenários que têm de ser ponderados».

Quanto aos exames nacionais, o secretário de Estado da Educação não antecipa, para já, o que será feito. O objetivo é que todos os alunos tenham aulas à distância, algo que não aconteceu até aqui, porque escolas e professores tiveram de responder de uma forma rápida e sem orientações.

O Ministério da Educação criou uma brigada de profissionais que está disponível para acompanhar e dar apoio às escolas na sua adaptação ao ensino à distância face à pandemia covid-19, anunciou a tutela. A equipa composta por mais de uma centena de profissionais, integrados em áreas como literacia, tecnologia e currículo, vai contribuir para recolher e partilhar boas práticas que estejam a ser adotadas pelas escolas, mas também para reunir as principais dificuldades que os professores e diretores estejam a sentir.

LEIA DEPOIS
Detido falso médico que burlava com testes falsos ao coronavírus

Os líderes da Federação Nacional de Sindicatos de Professores (Fenprof), Mário Nogueira, e o presidente do Sindicato Nacional do Ensino Superior (SNESup), Gonçalo Leite Velho defendem que devia haver mais coordenação a nível nacional. “Neste momento temos universidades com decisões diferentes perante problemas iguais e, mesmo dentro da mesma instituição, temos departamentos a decidir de forma diferente”, lamentou Gonçalo Leite Velho em declarações à Lusa.

Entre as dificuldades sentidas pelos professores esteve a falta de apoio no momento de escolher as plataformas online para dar aulas à distância ou o facto de continuarem sem saber se se vão realizar provas de aferição, exames e frequências.

No ensino básico e secundário, os professores e diretores já se manifestaram pela suspensão da realização dos exames do 9.º ano e das provas de aferição, realizadas pelos alunos do 2.º, 5,º e 8.º anos, mas Tiago Brandão Rodrigues avisou que só depois de dia 9 de abril será conhecida a decisão do Ministério da Educação.

“O Ministério da Educação tem de ser mais claro e assertivo sobre o terceiro período de aulas”, defendeu Mário Nogueira, em declarações à Lusa, lembrando que poderá ter de haver uma reorganização dos currículos e uma recalendalização dos exames nacionais.

Texto: Carla S. Rodrigues com Lusa

LEIA MAIS
Meteorologia: Previsão do tempo para sexta-feira, 27 de março
Covid-19: Portugal com 60 vítimas mortais. Infetados são 3544

Vivemos tempos de exceção mas, mesmo nestes dias em que se impõe o recolhimento e o distanciamento social, nós queremos estar consigo. Na impossibilidade de comprar a sua revista favorita nos locais habituais, pode recebê-la no conforto de sua casa, em formato digital, no seu telemóvel, tablet ou computador.

Eis os passos a seguir:

1 – Aceda a www.lojadasrevistas.pt

2- Escolha a sua revista

3 – Clique em COMPRAR

4 – Clique no ícone do carrinho de compras e depois em FINALIZAR COMPRA

5 – Introduza os seus dados e escolha o método de pagamento

6 – Não tem conta PayPal? Não há problema! Pode pagar através de transferência bancária!

E está finalizado o processo! Continue connosco. Nós continuamos consigo.

Impala Instagram


RELACIONADOS