Secretário de Estado do Desporto candidata-se à Concelhia PS de Gaia

O secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Correia, é candidato à Comissão Política Concelhia do PS de Vila Nova de Gaia, anunciou o próprio à Lusa, uma candidatura focada em preparar as Autárquicas de 2025.

Secretário de Estado do Desporto candidata-se à Concelhia PS de Gaia

“Fui abordado por inúmeros militantes, dirigentes e autarcas do PS de Vila Nova de Gaia que me incentivaram a avançar para esta candidatura, para encarar este desafio que é um desafio que representa um novo ciclo porque tem no horizonte o grande desafio das Autárquicas de 2025”, disse João Paulo Correia.

Em declarações à agência Lusa, o secretário de Estado disse que será candidato num momento em que considera que o PS de Gaia “precisa de protagonistas com provas dadas para os desafios que se avizinham”, mas não avançou se esta candidatura aos órgãos internos do partido tem como objetivo uma candidatura sua à Câmara Municipal.

“Este é o tempo de os militantes do PS de Gaia escolherem o presidente da Concelhia, a quem caberá preparar o partido para as Autárquicas de 2025. Mas a escolha do candidato [à Câmara Municipal], da lista e dos candidatos às Juntas de Freguesia será feita num ‘timing’ que ainda está distante. Este é o ‘timing’ da escolha do presidente da Comissão Política e da sua equipa partidária que terá pela frente esse desafio, mas também outros”, disse João Paulo Correia.

Esta candidatura surge quando em Gaia se discute a sucessão do atual presidente da Câmara e líder da Área Metropolitana do Porto, Eduardo Vítor Rodrigues.

O socialista não poderá recandidatar-se em 2025 por limitação de mandatos.

Em causa está também a liderança de uma Comissão Política que viu o seu líder ser detido a 19 de maio, no âmbito da Operação Babel, uma investigação que se centra na viciação de normas e instrução de processos de licenciamento urbanístico.

O então presidente do PS/Gaia, Patrocínio Azevedo, que era também vice-presidente da Câmara de Vila Nova de Gaia, foi substituído interinamente no cargo pela secretária de Estado da Administração Interna, Isabel Oneto.

João Paulo Correia, que foi, entre 2013 e 2022, presidente da Junta da União de Freguesias de Mafamude e Vilar do Paraíso, uma das maiores do concelho de Vila Nova de Gaia, no distrito o Porto, considerou que “o partido tem de se fortalecer, tem de se mobilizar, tem de gerar debate interno e construir pontes com a sociedade civil.

“E esse trabalho não pode esperar por 2025”, vincou.

Reiterando que ao se candidatar a presidente do PS/Gaia sabe que está em causa “preparar o partido para o desafio Autárquico de 2025”, João Paulo Correia acrescentou que será missão de quem ganhar a concelhia socialista “dar continuidade àquilo que é o legado autárquico atual”.

“Um legado que considero que é de grande sucesso a favor de Gaia e dos gaienses”, disse.

“Este partido deve promover e defender o trabalho que o PS tem feito à frente da Câmara Municipal e das Juntas de Freguesia, um trabalho que tem transformado Gaia. Essa também é uma das missões principais do próximo mandato e essa também será uma das missões do próximo presidente do PS de Gaia”, acrescentou.

A apresentação da candidatura de João Paulo Correia está marcada para sexta-feira às 21:30 na Escola Secundária António Sérgio, em Vila Nova de Gaia.

PFT // MSP

By Impala News / Lusa

Impala Instagram


RELACIONADOS