Se pretende remodelar a sua casa, a chave da porta de entrada está num crédito para obras

Crédito para obras: a chave para remodelar a sua casa.

Se pretende remodelar a sua casa, a chave da porta de entrada está num crédito para obras

De acordo com o relatório “Energia em Números”, datado de 2021, as casas portuguesas estão na cauda da Europa no que toca à eficiência energética, o que acaba por se refletir em habitações demasiado quentes no verão e demasiado frias no inverno, bem como em altos gastos energéticos para garantir condições mínimas de habitabilidade.

Mesmo com apoios governamentais para a renovação do parque habitacional, a verdade é que a maioria das famílias portuguesas não dispõe dos montantes necessários a transformar os seus lares num espaço mais confortável e menos gastador de energia, especialmente numa época em que a inflação tornou a eletricidade e o gás natural extremamente caros.

Existe, contudo, uma solução para o problema da ineficiência energética da sua habitação: o crédito para obras.

Crédito para obras: a chave para remodelar a sua casa

Não é propriamente notícia de última hora que o crédito pessoal é a ferramenta de financiamento mais procurada pelos consumidores portugueses, mas o que poucos sabem é que esta solução acomoda diferentes créditos dentro do seu “guarda-chuva”, como é o caso do crédito automóvel, do crédito para férias ou do crédito para obras.

Tal como acontece com quem pede um crédito automóvel, o crédito para obras é uma modalidade de crédito pessoal com uma finalidade específica, apresentando, por este motivo, montantes de financiamento, prazos de reembolso e taxas de juro mais competitivas do que um crédito pessoal sem finalidade específica.

Veja-se, por exemplo, uma solução de crédito para obras oferecida por uma entidade credora que lhe faculta financiamento para remodelar a sua casa entre os 5 mil e os 50 mil euros, prazos de pagamento entre 24 e 84 meses, taxas de juro competitivas (TAN de 11,10% a 12,10%), isenção de comissão de abertura de contrato, possibilidade de seguro facultativo de proteção ao crédito e flexibilidade na escolha da data de débito da prestação.

Como estamos no verão e esta é a melhor altura para realizar obras em casa (como colocar um telhado novo, meter capoto nas paredes exteriores ou trocar as janelas), a rapidez com que conseguimos o financiamento é essencial a todo o processo, e é exatamente isso que o crédito para obras do exemplo do parágrafo anterior oferece, já que a contratação é 100% digital e não lhe toma mais do que 5 minutos.

Uma vez enviada a proposta (com obrigação de juntar ao processo o orçamento pormenorizado das obras a realizar), a análise é rápida e, uma vez aprovada, pode receber o dinheiro na conta bancária que indicou num curto espaço de tempo (cerca de 48 horas).

Exemplo prático

Imaginemos que pretende colocar capoto nas paredes exteriores da sua casa e o orçamento ronda os 10 mil euros, dinheiro que não tem na sua posse no imediato. Como esta obra é essencial para que a sua família passe um inverno mais confortável, decide-se a procurar através do seu PC uma solução de crédito para obras que o auxilie na tarefa.

Nos resultados da sua pesquisa, encontra uma solução de crédito para obras e resolve clicar. Após entrar na página da instituição, depara-se com um simulador de crédito para obras que, como referimos anteriormente, permite que calcule o valor da prestação mensal para montantes entre os 5 mil e os 50 mil euros e prazos que vão dos 24 aos 84 meses.

Como o seu objetivo é conseguir um financiamento de 10 mil euros e pagá-los em 42 meses, o simulador dá-lhe uma prestação de 146,53 euros (TAN: 11,60%; TAEG: 13,96%; MTIC: €6242,26).

Se o resultado for do seu agrado, pode passar imediatamente para a contratação mediante um clique na barra “Fazer Pedido”, que acompanha o simulador, altura em que lhe será apresentado um formulário que deverá preencher e a que deve anexar os documentos necessários.

Depois, é só esperar pelo resultado da análise e, em caso positivo, receberá o dinheiro que pediu em 48 horas e poderá dar início às obras com a garantia de que, ao longo de todo o contrato de crédito, irá usufruir de prazos, taxas e mensalidades fixos.

Fotografia: Roselyn Tirado/Unsplash

Impala Instagram


RELACIONADOS